Clínica digital especializada oferece a pacientes atendimento integrado e multiprofissional com nutricionistas, psicólogos, acompanhamento médico e também de descontos em medicamentos e serviços |
A Ana Saúde, uma clínica 100% on-line e que reúne nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros, preparadores físicos e médicos, todos especializados no tratamento de pacientes com câncer, acaba de ser criada. O objetivo é oferecer aos mais de 600 mil brasileiros e brasileiras que lutam contra a doença todos os anos um apoio multidisciplinar, com informação de qualidade, para toda essa desafiadora jornada. Criada pelo empreendedor Renan Aleluia durante seu MBA em 2018, a startup surgiu quando ele e os amigos de turma Felipe e Luisa idealizaram uma plataforma de cuidados aos portadores de fibromialgia. Na época, o nome era w’Anna Health, uma homenagem à Dona Ana, mãe do Renan e portadora de fibromialgia. Isso chamou a atenção de Renan para o setor da saúde, mas o projeto teve de ser adiado devido à dedicação à carreira. Em 2020, Renan assumiu a diretoria de inovação em uma distribuidora de medicamentos oncológicos e durante essa experiência constatou que havia uma verdadeira indústria do câncer que se importa pouco com os pacientes, principalmente os que não possuem plano de saúde, que representam 80% de todos os casos. Essa vivência permitiu que ele encarasse a doença de outra forma, mais transformadora do que fatal. Outra razão para o projeto migrar da fibromialgia para o câncer foram os cinco casos de câncer que Renan teve na família, tendo o falecimento da sua avó, também Ana, marcado bastante. Como toda startup, a ideia de Ana Saúde é simples e inovadora: por meio de assinaturas mensais, os pacientes com câncer têm à disposição um time de saúde completo, formado por diversos especialistas, que realiza a atenção primária de forma digital e integrada, tornando-se uma opção viável para que os diagnosticados tenham o amparo necessário fora no ambiente hospitalar e de forma bastante acessível, a solução além de reduzir em até 72% os gastos do paciente, potencializa o tratamento convencional. Segundo o fundador, durante as etapas de teste e validação, todos afirmaram que o acompanhamento da Ana Saúde melhorou sua qualidade de vida e modo de lidar com o câncer no primeiro mês de uso, sendo que, dois em cada três pacientes atendidos melhoraram muito a qualidade de vida após 30 dias sendo atendidos pela Ana Saúde. Além de ter uma equipe multidisciplinar especializada em câncer para acompanhar os pacientes, os pacientes também ganham descontos e benefícios ao assinante, que valida também o seu apelo social e democrático. Conforme afirma o fundador, o câncer no Brasil é um problema de saúde agravado pelo contexto econômico. “Praticamente todos os pacientes apresentam problemas financeiros, pois após diagnosticados com a doença, os gastos com a saúde aumentam criticamente e o paciente perde capacidade de gerar renda, e isso afeta até quem tem plano de saúde”, diz. Com isso em mente, a solução conta com uma rede de parceiros com preços diferenciados que vão facilitar o acesso de medicamentos e serviços. As assinaturas de Ana Saúde variam de R$49 a R$389, dependendo dos serviços e especialistas escolhidos. “A grande vantagem, tanto para os pacientes, quanto para os especialistas que teremos na plataforma, é que somos uma clínica 100% digital, o que deve facilitar nossa atuação. Além de estarmos num momento ideal das regulamentações das consultas on-line de várias modalidades, possibilitando com que todos possam ter acesso rápido e sem empecilhos”, conta Renan. Lançamento acontece em maio A operação da startup começa neste mês de maio e já está disponível para que o paciente possa ser acolhido pela Ana Saúde. O modelo disruptivo anywhere care permite que o paciente seja acolhido onde quer que esteja, apenas sendo necessário o celular e a internet para que o time de atendimento inicie a jornada de saúde primária, que teve inspiração no anywhere office e modelos impulsionados pela Pandemia. É importante destacar que o momento de lançamento da Ana Saúde vai de encontro a drástica redução dos novos diagnósticos decorrente da covid-19. Somente nos três primeiros meses de pandemia a estimativa é de que 50 mil novos casos tenham deixados de ser diagnosticados, o que ocasionará um gargalo no sistema de saúde em 2022, uma vez que o câncer não faz quarentena. “Nossa intenção é ter equipes focadas nas necessidades dos pacientes e cada vez mais dispostas a ajudar a inovar e fazer história conosco, levando atendimento a quem realmente precisa e de forma mais humanizada possível”, conta Renan. Hoje a plataforma já conta com 23 profissionais próprios e parceiros e que já estão à disposição para o atendimento e acompanhamento dos pacientes, além de uma rede com mais de 5 mil médicos. A meta é chegar aos 1 mil assinantes até o final de 2021 e um faturamento recorrente perto dos R$150 mil, que possa potencializar os investimentos em tecnologia da startup. Destaque importante para a cultura focada no paciente que começa a ser desenvolvida a partir dos primeiros passos da healthtech. “Todos os membros da nossa equipe tanto de assistencial, administrativo e até fornecedores passam pelo ritual de imersão com pacientes, isso humaniza e traz para nós um ponto fundamental para poder lidar com esse tema, que é a empatia”, afirma. Sobre a Ana Saúde Lançada em maio de 2021, a Ana Saúde é uma clínica digital especializada em oncologia e atenção primária ao paciente com câncer, que conta com uma rede de apoio multidisciplinar e integrada, com mais de 5 mil médicos e profissionais da saúde, como nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros e preparadores físicos. Fundada por Renan Aleluia, que atuava no segmento e acompanhou de perto a luta da avó Ana contra a doença, a plataforma oferece atendimento aos pacientes de forma personalizada, 100% online, por Whatsapp e Facebook, além de descontos em medicamentos, com assinaturas acessíveis que variam de R$49 a R$389. Colaboração: pr.comuniquese |
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