Copa do Mundo Universitária de Basquete 3×3 FISU – Brasília 2025 chega ao fim; Veja os campeões de 2025

by Amarildo Castro

Fotos de Célio Júnior

A Copa do Mundo Universitária de Basquete 3×3 FISU – Brasília 2025 chegou ao fim no último domingo (16) com arquibancadas cheias, clima de celebração esportiva e partidas decididas no detalhe na arena montada no pátio da Torre de TV. Durante três dias, o ponto turístico no coração da capital federal atraiu moradores, turistas e visitantes de várias regiões do país, que acompanharam de perto os jogos entre equipes universitárias de todo o mundo.

Ao final da competição, Canadá e Lituânia garantiram os títulos nas categorias feminina e masculina, respectivamente, coroando um fim de semana marcado por disputas acirradas e grande participação do público.

Carleton University leva a vitória no basquete 3×3 feminino

No basquete 3×3 feminino, a Carleton University, do Canadá, saiu campeã após uma série imbatível de conquistas ao longo do campeonato. Na final, venceu a Vasyl Stefanyk University, da Ucrânia, por 16 pontos a 11, encerrando sua participação no campeonato sob aplausos calorosos do público.

 “Estamos tão felizes, agradecidas e orgulhosas de estarmos aqui. A competição foi muito divertida, e cada uma do time ajudou a equipe a passar pelos momentos difíceis da competição. Estamos animadas para continuar a jogar basquete, temos uma temporada toda de jogos pela frente. Voltamos para casa confiantes e com a certeza que vamos nos sair muito bem!”, celebraram as atletas canadenses.

O pódio ainda teve a Uganda Christian University, de Uganda, que garantiu o bronze em 2025 após uma série de derrotas no ano passado. “Quando competimos a Copa Mundial de 3×3 no ano passado, perdemos todos os jogos. Então quando voltei, trabalhamos muito para que dessa vez saíssemos como um dos melhores times do mundo”, lembra Tracy Namugosa, uma das atletas destaque da equipe. “Estou orgulhosa de mim mesma, das minhas companheiras e da nossa universidade, a Uganda Christian University. Eles realmente acreditam em nós, e todo mundo em casa está nos apoiando”, ressalta.

Lituânia é tricampeã no masculino; Brasil fica com a prata

No masculino, a Vytautas Magnus University, da Lituânia, confirmou o favoritismo e levantou o troféu pela terceira vez consecutiva, reforçando sua força e destaque no basquete universitário 3×3. A equipe disputou a final contra a equipe masculina brasileira da Universidade Paulista (UNIP), com um placar que terminou em 21 pontos a 12 para os lituanos.

A partida decisiva foi marcada pelo apoio massivo ao time brasileiro: os espectadores lotaram a arena e torceram pelo time do início ao fim. O clima de final tomou conta da Torre de TV, com gritos, canções e muita vibração a cada ponto, mesmo diante da força do tricampeão europeu.

“Foi um jogo sensacional. Lutamos até o final para conseguir a vitória, mas a Lituânia é um time muito forte. Queremos muito agradecer a plateia pela torcida, e também a diretoria e organização do evento, estava tudo muito lindo. E vamos para a próxima competição, que ano que vem queremos o ouro!”, afirmou a equipe brasileira.

O bronze masculino ficou com a University of Melbourne, da Austrália, após uma disputa contra a Universidade de Valência, que fechou o placar com 21 pontos a 12 para os australianos. 

Para o atleta Kai Garnaut, o torneio foi uma experiência marcante dentro e fora das quadras. “Estamos muito felizes de estar no Brasil. Jogamos contra times incríveis, e amamos conhecer lugares e países diferentes. Como australianos, nós temos orgulho da nossa performance, mas também temos orgulho de estarmos juntos. Somos um grupo de amigos que amam jogar, esse é nosso ponto forte”.

Brasília no centro do esporte universitário mundial

A arena instalada no pátio da Torre de TV se transformou durante o fim de semana em um ponto de encontro entre diferentes culturas, equipes e torcidas. Por ser um dos cartões-postais mais movimentados da capital, o local atraiu espectadores que passavam pelo Eixo Monumental, além de turistas de todo o país que lotaram a arquibancada, tiraram fotos e vibraram com cada ponto.

A presença e vibração constante do público reforçou o impacto positivo do evento para Brasília, que se consolida como cidade capaz de receber competições internacionais com estrutura, visibilidade e experiências para atletas e torcedores.

Copa do Mundo Universitária de Basquete 3×3 FISU – Brasília 2025

Realização:

Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU)

Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU)

Apoio:

Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal

Banco BRB

Parceiros:

Qiaodan

Icone Sports

Citrino Brasil

Tropical Brasil

Postagens relacionadas

Deixe um comentário