Chega ao fim a tradicional Copa Sesquinho, maior competição de futebol society do Distrito Federal, que reuniu 12 times na sua 18ª edição. O campeonato foi promovido pelo Sesc-DF, na categoria de futebol Society e teve como maior objetivo incentivar o espírito competitivo, de forma saudável, além da prática do esporte na infância e adolescência, contribuindo para o desenvolvimento dos pequenos.
Neusaline Silva é mãe do atleta Pedro Lucas e diz estar muito feliz com a competição. “A gente está realmente muito feliz, depois de uma pandemia ter a oportunidade de reunir toda a galera, torcer junto, apoiar. Incentivo que futuramente ele vá para um time profissional e com certeza aqui será o início de tudo “, diz.
Gabriel Henrique tem 11 anos e diz que a sensação de estar no campeonato é muito boa. “Jogar a final é muito bom. Todo mundo aqui sabe jogar, mas vale demais a experiência”, pontua o atleta mirim.
A competição premiou 1º,2º e 3º lugar de cada categoria, além da premiação de luva de ouro e melhor artilheiro. Participaram do campeonato escolinhas de futebol, clubes do DF e alunos das unidades do Sesc. A categoria fraldinha também participou, mas sem caráter competitivo e todos os atletas receberam premiações. O time M7 Sport foi o grande campeão dos pequenos da categoria sub09.
Para Pedro Moreira é morador de Samambaia, pai do atleta Miguel Amorim Amorim e diz estar orgulhoso do filho. “O Miguel começou a treinar faz 2 anos e desde que ele se interessou pela prática esportiva de futebol eu só posso sentir muito orgulho, porque hoje o que a gente vê de criminalidade e coisas erradas e a criança desde então se interessar tão bem por um esporte já é um excelente começo”, enfatiza.
Os seguintes times competiram pelas premiações: Leões do Cerrado X Cid Samambaia; Sesc Tag Sul X M7 Sports; Jaguar Sport X Sesc Ceilândia, em disputa pelo terceiro lugar. Nas gt competiram: Atlético Paranaense X M7 Sports; Cid Samambaia X Atletico Paranaense e C.O Recanto X Atlético Conectados. Duas equipes também disputaram as finais da Copa Candango, em Sobradinho.
“O evento tem o objetivo de incentivar a prática esportiva do futebol, utilizando o desporto como meio de educação”, disse o Prof. André Felix, diretor da unidade Sesc de Taguatinga Sul.
Inicialmente a ideia do evento era estar ligado à Copa do Mundo, mas com foco no público infantil. Com o passar dos anos a copa Sesquinho foi se desprendendo da copa do mundo e se tornou uma competição onde crianças e adolescentes são estimulados a desenvolver seus potenciais físicos e desportivos, além de trabalhar aspectos como liderança, disciplina, sociabilização e respeito aos adversários.
Confira a colocação dos campeões de 1°, 2° e 3° lugar de cada categoria
Sub09
1° – M7
2° – Ath Paranaense
3°- Leões do Cerrado
Sub11
1° – Ath Patanaense
2° – Cid Samambaia
3° – Tag Sul
Sub 13
1° – Athletico Conectados
2° – C.O Recanto
*O terceiro lugar terá disputa na próxima semana, em virtude do falecimento do professor Cassius, da unidade de Ceilândia.
Fotos: André Fernandes
Texto: Daniela Uejo
Deixe uma resposta