
Voçoroca, que aumentou de tamanho de forma considerável há um mês, tem novas rachaduras e sinais de outros pequenos desmoronamentos neste mês de março de 2025
POR AMARILDO CASTRO
Continua dando o que falar a grande cratera que fica ao lado da BR 040, em Valparaíso de Goiás, e ameaça o tráfego de 50 mil carros, além de estar muito próxima ao Shopping Brasil Center, o que, se nada for feito, pode atingir diretamente tanto a BR 040, quanto o shopping.
E no que depender do ‘avanço’ da cratera, há motivos de sobra para preocupação. Em breve passagem da reportagem do Blog do Amarildo pelo local nesta terça-feira, dia 11 de março de 2025, foi possível perceber que há novas rachaduras, e que algumas partes do terreno voltaram a ceder, mesmo que de forma discreta.
Foto abaixo mostra sinais de terra fresca, mostrando que pequenos novos desabamentos podem estar ocorrendo em ritmo no mínimo semanal

Além disso, uma equipe de roçagem fez uma limpeza em volta da cratera no início desta semana, expondo ainda mais o tamanho do problema.
Por horas, não há um laudo sobre o tema, mas no dia 19 de fevereiro, militares do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás fizeram uma espécie de perícia no local para saber as reais condições do terreno, e que tipo de risco pode trazer para a BR 040, já que a cratera agora está a no máximo, 35 metros da própria BR.
Quando o Brasil Center Shopping foi construído (foto abaixo), uma gambiarra foi feita para desviar uma enxurrada que caia dentro da cratera, o que está criando um nova erosão

Ao todo, desde que voltou a desabar, a cratera avançou na parte superior, em direção à BR 040 cerca de 20 metros, e também uns 20 metros na lateral, especialmente na parte que fica de frente para o Shopping Brasil Center. No caso do shopping, o empreendimento está mais distante, e por horas, não correria um risco imediato.
No entanto, bombeiros fazem um mapeamento da situação.
Tentativa de solução, mas sem avanço
Em um levantamento feito pelo Blog do Amarildo há pouco mais de dois anos, mostrou que a prefeitura busca há algum tempo uma solução para o problema. Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi feito em 2022 com os donos do terreno para que a área fosse recuperada, mas o acordo não foi cumprido e essa documentação teria sido enviada ao Ministério Público de Goiás, que, segundo ele, avalia fazer até mesmo uma licitação da área, e com o dinheiro arrecadado, o próprio poder público poderia então recuperar o local, devolvendo aos proprietários o restante dos recursos caso a obra seja mais barata do que a própria arrecadação com a licitação. Mas o TAC não avançou, e desde então, a situação só piorou.
Desde então, não há mais informações sobre a real situação do problema, que mais cedo ou mais tarde, pode atingir em cheio a BR 040, pista que recebe mais de 50 mil veículos diariamente.
Leave a Reply