- Com avanço populacional e econômico, cidade vive fase de requalificação urbana e atrai projetos que verticalizam o município
A expansão populacional e econômica de Anápolis tem transformado o desenho urbano da cidade e impulsionado uma nova forma de viver. Entre 2023 e 2025, o município recebeu quase 17 mil novos moradores, segundo levantamento do Sinduscon Anápolis, coordenado pelo Instituto Prospecta. O estudo aponta uma Taxa Geométrica de Crescimento Anual (TGCA) de 1,47%, o que representa um acréscimo de cerca de 5,8 mil pessoas por ano.
O movimento acompanha a tendência nacional de migração para cidades médias. Dados do IBGE mostram que Goiás foi o segundo estado que mais recebeu migrantes entre 2017 e 2022, com Anápolis figurando entre as 10 cidades goianas que mais cresceram no período, saindo de 334.623 habitantes em 2010 para 398.817 em 2022.
“O maior interesse do brasileiro pela nossa região é efeito de uma evasão de grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, que estão perdendo moradores. As pessoas estão buscando mais qualidade de vida e estão buscando as cidades médias”, explica Luiz Antônio Rosa, presidente do Sinduscon Anápolis.

Ares Jundiaí é o primeiro rooftop residencial com vista 360° de Anápolis
Acervo Emisa
O crescimento demográfico tem se refletido diretamente no mercado imobiliário. De acordo com o Sinduscon, as vendas no segundo trimestre de 2025 aumentaram 43,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, com o Valor Geral de Vendas (VGV) local alcançando R$ 1,8 bilhão. A valorização imobiliária também é expressiva: 15,14% nos apartamentos e 25,45% nas casas.
Essa dinâmica vem estimulando um processo de reconfiguração urbana, com destaque para bairros tradicionais como o Jundiaí, que passa por um expressivo adensamento vertical. Regiões como Vila Jaiara e Alexandrina também apresentam forte potencial de valorização e crescimento.
“Anápolis está se consolidando como uma cidade completa, que alia oportunidades econômicas, qualidade de vida e custo acessível. A decisão de permanecer está diretamente ligada a esses fatores”, afirma Juliano Santos, diretor de incorporação e produto da Emisa Incorporadora e vice-presidente do Sinduscon Anápolis.
Urbanismo e novos conceitos de moradia
O fortalecimento de bairros consolidados e o surgimento de empreendimentos verticais de alto padrão demonstram a maturidade urbanística da cidade. Entre os projetos que simbolizam essa nova fase está o Ares Jundiaí, da EMISA, que trará o primeiro rooftop residencial com vista 360 graus da cidade.
Com 30 andares, o edifício será o mais alto de Anápolis e oferecerá uma área exclusiva de lazer no topo, com spa e vista panorâmica para o nascer e o pôr do sol. O projeto também incorpora soluções voltadas à vida contemporânea, como coworking, sala de reuniões, bicicletário com bike wash, espaço delivery e áreas compartilhadas com a vizinhança, incluindo um bosque e pet place integrados ao entorno.
Com 48 anos de história, a Emisa Incorporadora já entregou 22 empreendimentos em Anápolis e seis em Goiânia, somando mais de 3,1 mil unidades. Atualmente, a empresa mantém quatro obras em andamento no município, reforçando seu papel no desenvolvimento urbano e na transformação da paisagem anapolina.