- Nara Vidal e Fernanda Ávila comandam a Sala de Escrita; escritoras convidam nomes relevantes da literatura para eventos online ao vivo
As vozes mais relevantes da literatura e língua portuguesa no mundo se reúnem para um projeto inédito. A Sala de Escrita é a mais nova empreitada das escritoras Nara Vidal e Fernanda Ávila, que receberão outras figuras brasileiras e internacionais que movimentam a cadeia produtiva do livro em países como Inglaterra, Portugal e Angola. Workshops, cursos, debates e eventos online fazem parte do projeto, que celebra a presença ao vivo dos convidados e maior interação com o público. Já comandaram workshops a própria Nara, um dos nomes mais destacados da literatura em língua portuguesa contemporânea, e a dramaturga portuguesa Sara Carinhas.
A pluralidade de vozes que fazem a literatura contemporânea de língua portuguesa é um destaque da Sala de Escrita. “Nossos encontros serão online, geograficamente generosos e amplos, mas também presenciais. Nossos pés estão em Portugal, na Inglaterra e no Brasil”, confirma Nara Vidal. Por não ser um curso único, longo e monotemático, a Sala de Escrita privilegia a diversidade temática e celebra artistas que produzem em português nas mais diferentes localidades – valorizando, também, alunos que estejam em qualquer parte do globo. “Acreditamos que a leitura é um direito de todos e que a escrita deve ser acessível como expressão artística a quem se interessar por ela como tal”, completa Fernanda.
As escritoras que desenvolveram o projeto já trazem uma relevância no cenário da literatura em língua portuguesa para a Sala de Escrita. Fernanda Avila é jornalista, sócia da Pulp Edições e fundadora da Amora Livros, clube dedicado a celebrar mulheres escritoras. Já editou mais de 20 livros e é autora do “Guia Nova York com Crianças”, e vive hoje em Lisboa. Nara Vidal já foi premiada pelo Oceanos em 2019 e finalista do Jabuti, teve o livro “Sorte” traduzido para o holandês e o espanhol, ganhando reconhecimento internacional. Hoje, morando no Reino Unido, dá aulas de escrita, é colunista e tradutora.
Workshops
A estreia da Sala da Escrita aconteceu com a própria Nara Vidal, com a aula “Katherine & Virginia”. Ela discutiu a troca de cartas e a amizade, por vezes conturbada, das escritoras Katherine Mansfield e Virginia Woolf. O fato de ter aulas online ao vivo favorece a interação com o público, dando dinamismo aos encontros.
Em outubro, acontece pela Sala de Escrita o encontro “Diante da Escrita”, comandado pela premiada escritora paulista Andréa Del Fuego. A ministrante discute construção de personagem, abordagens e aproximações, seu contorno e voz, por meio de exercícios e leitura dos textos, além da parte teórica. O workshop acontecerá no dia 07/10, às 10h horas de Brasília e 14h de Portugal e Reino Unido. Inscrições já estão abertas e podem ser acessadas no Instagram @saladeescrita.
Vencedora do Prêmio Literário José Saramago em 2011, Andréa Del Fuego se destacou internacionalmente em mais de dez anos de carreira. O romance vencedor daquele ano, “Os Malaquias”, foi publicado na França, Alemanha, Israel, Romênia, Suécia, Kuwait, Itália, Portugal e Argentina. Depois, lançou “As Miniaturas”, outro destaque internacional disponível na França, Argentina e Portugal. Seu mais recente romance, “A Pediatra”, foi finalista do Prêmio Jabuti do ano passado e teve direitos vendidos para produções audiovisuais. Autora também de livros infanto-juvenis e de livros de contos, ministra oficinas de escrita literária há mais de dez anos.
Mais informações sobre a Sala de Escrita no Instagram @saladeescrita. A aula “Diante da Escrita”, com Andréa Del Fuego, acontecerá no dia 07 de outubro, sábado, no formato online. O evento tem início às 10h horas de Brasília e 14h de Portugal e Reino Unido. Inscrições estão abertas em www.sympla.com.br/evento-online/diante-da-escrita-com-andrea-del-fuego/2152892, a R$ 150.
Deixe uma resposta