DF – Polícia Penal abre inscrições para concursos. Saiba como se preparar

São oferecidas 1.179 vagas, sendo 400 para início imediato e o restante para cadastro reserva; com salário inicial de R$ 5.445,00 para nível superior
As inscrições para o concurso de Policial Penal do Distrito Federal estão abertas para os candidatos que disputam as 1.179 vagas oferecidas pela instituição. O edital, publicado hoje (10), exige nível superior dos candidatos

O edital do concurso Polícia Penal DF foi publicado com a oferta 1.179 vagas, sendo 400 para início imediato e 779 destinadas à formação de cadastro de reserva. Os concurseiros poderão realizar as inscrições no site da banca organizadora, Instituto AOCP, até o dia 11 de abril. A taxa de inscrição será de R$ 175,00.

A prova objetiva, primeira etapa do processo seletivo, será realizada dia 12 de junho. Os aprovados serão convocados para as demais etapas, que serão compostas por: Teste de Aptidão Física (TAF), Avaliação Psicológica, Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social e o Curso de Formação.

Os candidatos deverão estudar as disciplinas de Língua Portuguesa (25), Raciocínio Lógico (10), História e Geografia (5), Informática (10), Direito Administrativo (10), Direito Constitucional (10), Direito Penal e Processual Penal (20), Direito Penitenciário, além da redação.


Levando em conta a proporção de temas, Rogério Dal Piva, coordenador de carreiras do AlfaCon Concursos, aconselha os alunos destinarem a maior parte do tempo para as matérias acerca do Direito, que correspondem a um maior número de questões e de pontuação no exame.

Dicas e orientações para a prova

Durante as semanas que procedem a divulgação do edital, a preparação deve ser feita por meio da revisão do conteúdo e da resolução de exercícios de provas anteriores.

Uma alternativa é procurar por cursos preparatórios que oferecem gratuitamente algumas apostilas e até mesmo aulas ao vivo. “Há muito conteúdo sendo transmitido, ao vivo, pela internet por professores ou cursos preparatórios”, afirma.

Para ele, esse método permite treinar diretamente para a prova ao aplicar todo o repertório adquirido nos estudos. “É uma maneira de transformar as informações obtidas pelos livros e vídeoaulas na internet de maneira passiva para ativa, facilitando a assimilação e memorização dos conteúdos”, explica.

Outra dica que pode ajudar é a construção de um cronograma de estudos, separados pelas áreas de conhecimento. Leve em consideração a proporção de temas que serão cobrados na prova. “Se a pessoa trabalha, pense em uma rotina entre duas a três horas de estudo por dia”.

A ideia é poder estudar cerca de dois ou três assuntos por dia. No começo, estabeleça metas e prazos curtos. Isso vai ajudar a ter a percepção de progresso e a evitar frustrações que podem minar a motivação ao longo do tempo.

Sobre o AlfaCon (www.alfaconcursos.com.br): Referência na preparação para Concursos Públicos no Brasil, o grupo atua também com a Editora AlfaCon, que produz materiais didáticos próprios, com mais de 100 títulos em catálogo. Ao longo de sua história, o AlfaCon soma mais de 161 mil aprovações para os concursos das áreas Policial, Administrativa, Tribunal e Militar. Hoje, além do online, o AlfaCon possui uma sede para estudo presencial em Cascavel, no Paraná

Foto e texto: colaboração da AlfaCon

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*