
Informações estão no site do Plano Diretor; objetivo é estimular a participação popular no processo
LEANDRO CIPRIANO
Agora, a população tem a oportunidade de conhecer e opinar sobre as pré-propostas elaboradas na revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). Elas foram disponibilizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) no site do Plano Diretor e já somam 1.304 participações desde o primeiro dia no ar, no início desta semana.
No site, basta o interessado acessar a aba Como Participar? e clicar em Pré-Propostas. É possível pesquisar os assuntos por meio de filtros, como os eixos temáticos do PDOT – a exemplo de habitação e regularização –, por Região Administrativa (RA), unidade de planejamento territorial (UPT) ou por subtemas vinculados aos eixos. As pessoas podem visualizar o que foi produzido até o momento em cada RA, e os filtros permitem identificar as propostas por temas e localidades.

No site, acesse a aba Como Participar? e clique em Pré-Propostas.
Além disso, os interessados podem se posicionar, apoiando ou não o que está sendo proposto. Também é possível fazer comentários sobre a proposta, que podem ser visualizados por outras pessoas. Para alguns eixos, como habitação e regularização, ainda há acesso a mapas que mostram os locais relacionados às propostas.
A ferramenta foi apresentada na segunda-feira (10), durante reunião da Seduh no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O objetivo foi mostrar as novidades no site do PDOT para administradores regionais, parlamentares, assessores, integrantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) e do Comitê de Gestão Participativa (CGP), responsável por garantir a participação social na revisão do PDOT.
“A ferramenta está sendo alimentada à medida que nos reunimos com o GTI e apresentamos as propostas”, explicou o diretor de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Antônio Martins. “O principal ponto é garantir algo indispensável para o processo de revisão do PDOT, que é a participação social”, ressaltou.
A novidade reúne um conjunto de propostas elaboradas a partir da junção das leituras técnica e comunitária realizadas ao longo do processo de revisão. “O foco não é coletar novas propostas, mas sim apreciar e debater as propostas preliminares elaboradas até o momento. Elas poderão ser ajustadas a partir das contribuições da própria população durante os próximos eventos públicos, como as reuniões de macrotemas”, informou Martins.
Para contribuir, os interessados precisam fazer o cadastro no site do PDOT. Conforme os dados da Seduh, até o momento, a pasta recebeu cerca de 16 mil contribuições da população durante a revisão do PDOT, iniciada em 2019.
É importante destacar que propostas preliminares ainda estão em elaboração pela equipe técnica da Seduh, junto com os integrantes do GTI, ao longo de reuniões técnicas em andamento.
Leave a Reply