Dia do Ciclista: 4 rotas imperdíveis para pedalar em Brasília

Em 19 de agosto é celebrada a data em todo país. Conheça alguns destinos para pedalar e conhecer um pouco mais da história da cidade

O Dia Nacional do Ciclista, 19 de agosto, é uma data criada para reforçar a importância da conscientização e prudência no trânsito, além de incentivar mais pessoas a adotarem o pedal como parte da rotina diária – atividade benéfica para a saúde e para o meio ambiente. Principal referência em bicicletas compartilhadas na América Latina, a Tembici divulgou recentemente um estudo que traz ainda mais evidências sobre a importância do uso deste modal.

“Em Brasília, o número de deslocamentos com a Tembici saltou mais de 100% nos últimos cinco meses. Falar sobre o crescimento da mobilidade ativa é falar sobre mais brasileiros saudáveis e com uma qualidade de vida melhor, além de menos carros ocupando espaço nas vias e gerando poluição sonora e ambiental. Cada vez mais as pessoas estão percebendo que além de um modal mais saudável, as bicicletas também economizam o tempo e o dinheiro de quem opta por pedalar – uma notícia a ser comemorada neste Dia do Ciclista”, afirma Mateus Lago, diretor de negócios da Tembici.

Para passar a data da melhor maneira possível – ou seja, pedalando – a Tembici reuniu uma série de rotas pela capital brasileira que definitivamente merecem entrar na lista de qualquer ciclista.

Confira 4 rotas imperdíveis para pedalar em Brasília

Rota do Eixão

Fechado aos domingos e feriados para pedestres e ciclistas, o Eixão de Brasília é o local ideal para quem quer pedalar. O Eixão, que na verdade é o Eixo Rodoviário da cidade, conta com mais de 13 quilômetros de extensão e diversas opções de lazer disponíveis em toda a região. O desafio aqui é percorrer todo o trajeto e retornar pedalando ao ponto de partida – um exercício revigorante para o bem-estar do corpo e para a saúde da mente.

Parque da Cidade

Considerado o maior parque urbano da América Latina, o Parque da Cidade – Sarah Kubitschek possui uma série de trajetos disponíveis e que possibilitam diferentes passeios em um mesmo local. Com rotas de 3 até 9 quilômetros, o parque conta com pistas de diferentes extensões, o que torna este um dos principais destinos para quem está enjoado de sempre fazer os mesmos trajetos enquanto pedala.

Eixo Monumental

Repleto de monumentos arquitetonicamente únicos e lugares importantes para a história do Brasil, o Eixo Monumental de Brasília é a via central do Plano Piloto que traça, de Leste a Oeste, as vias da capital no formato de um avião – visto do alto. Rico em cultura e importância nacional, o Eixo Monumental é um circuito indispensável para quem está conhecendo Brasília e passa por alguns dos principais cartões postais da cidade, como a Praça dos Três Poderes e a Catedral de Brasília.

Memorial JK – Praça dos Cristais

Essa rota levará o ciclista para pedalar na Zona Cívico-Administrativa da capital, um lugar para aprender mais sobre a história nacional e conhecer a vida e o trabalho do ex-presidente e fundador de Brasília, Juscelino Kubitschek. Um ótimo trajeto é sair pedalando da praça dos Cristais pela Avenida do Exército e seguir pela ciclovia da Via N1, do Eixo Monumental. Em poucos quilômetros se encontram o Memorial dos Povos Indígenas, Praça do Buriti e Memorial JK, um dos principais pontos turísticos da cidade e que guarda até hoje os restos mortais de JK.

Funcionalidade de Rotas

E para proporcionar uma experiência ainda mais completa e eficiente ao pedalar, a Tembici tem a funcionalidade de rotas. A solução apresenta aos ciclistas os melhores trajetos, promovendo a bicicleta como opção acessível de transporte e que interage com a cidade.

Ao utilizar o Bike Itaú, o usuário informa “De onde?” e “Para Onde?” e o app mostra o melhor caminho, considerando a estação mais próxima com bicicletas compartilhadas disponíveis. Após a chegada no local informado, o app também calcula a parada mais próxima e indica o caminho até as estações que estão disponíveis para a devolução da bike.

Sobre a Tembici

A Tembici é a empresa líder de micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 70 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina. Considerada uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, pela  lista das 100 Startups to Watch (2020 e 2021), ao longo dos últimos anos, a empresa acompanhou o aquecimento do setor de micromobilidade no mundo e, devido ao seu modelo de negócio e qualidade do produto, registra crescimento sólido e contribui diretamente para consolidar a bicicleta como um modal de transporte nas cidades em que atua. Em 2021, os fundadores da Tembici passaram a fazer parte da rede de empreendedores Endeavor, recebendo apoio da organização para continuar crescendo de forma acelerada.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*