Dia do Esportista: Alimentação e prática de atividade física ajudam a obter uma saúde de atleta

A data é celebrada neste sábado (19.02). Fort Atacadista oferece uma variedade de produtos saudáveis para atletas e quem quer começar a fazer atividade física

Ter disposição e deixar o corpo mais forte e saudável, mantendo uma rotina esportiva adequada, é possível, ainda que o dia a dia seja atribulado. Mesmo com todas as obrigações cotidianas, buscar uma saúde de atleta exige sim alguns esforços, mas com foco, determinação e uma alimentação equilibrada, essas atividades podem se tornar prazerosas e insubstituíveis. O Dia do Esportista, lembrado neste sábado, 19 de fevereiro, além de incentivar a prática do esporte, reforça a importância da atividade física para uma vida muito mais sadia.

Segundo a nutricionista especialista em saúde nutricional e alta performance, Andrea Schulz, seguir uma alimentação voltada às atividades físicas é importante para qualquer pessoa que deseja equilibrar e regular o organismo. Além disso, obter uma saúde de atleta está ao alcance de todos, basta começar.

“A atividade física é de extrema importância, principalmente diante de um quadro de pandemia, de obesidade, pois regula a pressão arterial, controla o diabetes, o colesterol, a triglicérides, a esteatose hepática, ou seja, a atividade física tem um valor muito importante nos sintomas da síndrome metabólica, sem contar os benefícios para ansiedade, depressão e problemas de insônia”, explica a profissional.

A boa notícia é que mudar o padrão alimentar para adequar a prática do esporte ainda proporciona sensação de prazer, alegria e bem-estar, resultados que são notados também no ganho de massa muscular e perda de gordura. “Inserir a atividade física na nossa vida e mudar nossas práticas leva tempo, assim como inserir na rotina a ingestão de verduras, frutas e proteínas, mas quando mudamos a qualidade alimentar, temos excelentes respostas, tanto no corpo, quando na saúde mental”, acrescenta.

A jornalista Luciane Mildenberger, maratonista e triatleta amadora, era sedentária e resolveu mudar de vida, adotando a rotina de atividade física diariamente em sua vida. “O esporte transformou a minha vida, hoje não fico mais sem fazer atividade física. Também mudei minha alimentação. Vou sempre ao Fort Atacadista para comprar frutas, verduras, carnes, isotônicos e castanhas”, completa.

Alguns alimentos são indispensáveis para melhorar a disposição e contribuir com a saúde dos músculos, orienta a nutricionista, que afirma, ainda, que os carboidratos não são vilões, pelo contrário, são importantes fontes de energia, desde que na quantidade e qualidade certas.

Para a nutricionista, o equilíbrio entre carboidratos, proteínas animal e vegetal e alimentos antioxidantes, com vitaminas e minerais, melhora o rendimento esportivo e a qualidade de vida. “Quando mantemos o equilíbrio, com uma dieta adequada, associada à atividade física, conseguimos perceber os resultados de uma melhor forma”, finaliza.

Colaboração: Texto e foto. Assessoria de Imprensa Fort DF

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*