- Atualmente a X Região Administrativa do Distrito Federal conta praticamente com os mesmos políticos tradicionais com alguma chance de vitória para distrital neste ano de 2026
POR AMARILDO CASTRO
O Guará, a X Região Administrativa do Distrito Federal, local com certa tradição em eleger ao menos um deputado por mandato nos últimos anos, em 2026, o cenário não deve ser alterado, no entanto, somente os chamados ‘antigos’ políticos têm chances reais de conquistar uma cadeira na Câmara Legislativa, mesmo que o cenário não seja fácil. Entre esses políticos a ‘mais nova’ é a atual parlamentar Dayse Amarilio; os demais, já são ‘figuras’ conhecidas na cidade, como o ex-deputado Rodrigo Delmasso; e o também ex-deputado Alirio Neto.

A deputada Dayse Amarilio, que deve concorrer à reeleição
Mas é preciso lembrar que a decisão de concorrer ainda não foi tomada por alguns desses políticos, exemplo, o caso de Alírio Neto, que ainda não se pronunciou oficialmente se vai concorrer para distrital, já que ultimamente se dedica a cuidar da família e da própria saúde.

O secretário da Familia e Juventude, Delmasso, que deve concorrer para distrital
Enquanto isso, Rodrigo Delmasso, que atualmente é secretário da Família e Juventude do DF já colocou o nome à disposição da sua legenda para concorrer. Em 2022, Delmasso teve mais de 23 mil votos, mas ficou de fora por questões de quociente eleitoral.
O administrador do Guará, Artur Nogueira, que ainda não decidiu seu futuro para as eleições

Outra liderança que merece destaque é o administrador do Guará, Artur Nogueira. Em 2025, mais no início daquele ano, chegou-se a cogitar uma candidatura sua para distrital, mas no segundo semestre, esse ‘pré-projeto’ enfraqueceu por falta de definição do próprio Artur, que parece estar mais propenso a apoiar Gilvan Maximo para federal.
E por fim, alguns perguntam pelo ex-deputado federal Policarpo, que disse ao Blog do Amarildo que é pré-candidato a federal novamente.
No caso das demais lideranças do Guará, quem concorrer, deve ser apenas para ‘compor’, mas as chances são mínimas, ao menos que surja uma grande surpresa, como foi o próprio caso de Dayse Amarilio em 2022, que na cidade, era pouco conhecida, exceto entre a categoria da Saúde.
E enquanto isso, muitos políticos de fora tem uma boa fatia de votos na cidade, já é praxe também, como os atuais deputados Chico Vigilante, Ricardo Vale, Fábio Felix, Washington Luiz; além de lideranças regionais, como Renata D’Aguiar, entre outros, terem bom número de votos no Guará, ou seja, a ‘guerra vai ser grande, mas em princípio, sem muitas novidades.