Eleições 2026 no DF – Como está o quadro no Guará para o próximo pleito

by Amarildo Castro
  • Embora o assunto, as eleições de 2026, ainda é tema distante, na X Região Administrativa, o Guará, já surgem boatos do que pode acontecer (ou não) no próximo pleito

POR AMARILDO CASTRO

Nos últimos 30 anos, a X Região Administrativa do Distrito Federal, o Guará, na maioria das gestões, teve ao menos um deputado morador da cidade para representá-la na Câmara Legislativa. Neste mandato, Dayse Amarilio (PSB) é a única representante na CLDF, e mesmo assim, seus votos vieram em sua maioria, de outras RAs, isso porque os votos de Dayse são considerados votos da pasta da Saúde, mesmo assim, ela abraçou a cidade e já destinou cerca de R$ 5 milhões para o Guará em seu mandato.

Dayse Amarilio é a atual representante do Guará na CLDF e provavelmente deve concorrer em 2026
O ex-deputado Delmasso, hoje na Secretaria da Família e Juventude é nome quase certo para concorrer em 2026 à CLDF

Rodrigo Delmasso, outro morador local que representou a cidade nas duas gestões anteriores na CLDF, em 2022 não foi eleito, e hoje está na Secretaria da Família e Juventude, mas já disse que vai tentar voltar à Câmara.

E nesse contexto, tem gente nova? Nova mesmo, parece que não. Alguns arriscam dizer que Alírio Neto, que por muitos anos já representou a cidade na CLDF poderia voltar, mas isso é muito incerto.

Alírio Neto: com desafios pessoais de saúde, mas superados, volta à política é incerta

Dos atuais prefeitos de quadra da cidade, com chances de vencer um pleito na CLDF, a cidade hoje, infelizmente, pelo menos do ponto de vista estrutural, a cidade não tem nenhum.

Embora tenha se destacado nas demandas locais, Kobayashi poderia ser um nome, mas não demonstrou ainda interesse

Alguns nomes, de alguma forma se destacam no Guará na questão de articulação por melhorias, como Carlos Kobayashi, do SOF Sul, e um ou outro prefeito comunitário, mas ninguém se manifestou ainda que queira ser candidato a distrital, e mesmo que vier, o cenário ainda não é favorável, porque além de um bom investimento em campanha, e hoje é difícil ser eleito sem gastar ao menos 400 mil reais, é necessário pelo menos 12 mil votos a depender da questão partidária para conseguir uma vaga na CLDF.

O administrador do Guará, Artur Nogueira nunca demonstrou interesse em concorrer para deputado

Já o atual administrador, Artur Nogueira, que tem uma longa história no Guará, nunca demonstrou que tem interesse der ser candidato a distrital, e costuma dizer que é soldado do governador Ibaneis Rocha. Assim, não deve disputar as eleições e, 2026.

E aí, quem será, ou serão os representantes do Guará na CLDF a partir de 2027?

Postagens relacionadas

Deixe um comentário