Em cenário visionário: Effect Arquitetura e Ben-Avid projetam Arena Poliesportiva em El Salvador

A maquete eletrônica da chamada Arena Santa Tecla, prevê soluções ambiciosas, além de perspectivas internas da quadra principal, adaptada para a realização de diversas modalidades esportivas
Visando melhorias para o futuro desportivo, o escritório Effect Arquitetura em colaboração com o estúdio Ben-Avid desenvolveu um projeto, intitulado Arena Poliesportiva Santa Tecla, para concretizar um olhar inovador aos locais dedicados às mais diversas atividades esportivas, incorporando soluções modernas de design em arenas indoor. A ideia do projeto é servir de referência, incentivando a construção e desenvolvendo melhorias para espaços esportivos, como complexos, arenas, quadras e ginásios.

O modelo concebido busca introduzir upgrades e soluções sustentáveis direcionados a prática e eventos esportivos de escala regional até sediar eventos internacionais. É um projeto que envolve acesso ao esporte e lazer, atende aspirações estéticas e fortalece os laços socioculturais do local”, explicam os sócios Celso Grion, Erick Tonin e Milena Arantes, à frente do escritório Effect Arquitetura.

Veteranos na área de construções urbanísticas e com um renomado portfólio esportivo, juntos, os arquitetos já assinaram: a última grande reforma e ampliação dos boxes e Paddock do Autódromo de Interlagos, o Centro Paralímpico em São Paulo, Arena Aquática de Salvador, Centro de Formação Olímpica do Nordeste em Fortaleza, o Centro Pan-Americano de Judô Lauro de Freitas, o Complexo Glicério Marques em Macapá, a atual sede da Confederação Brasileira de Atletismo em Bragança Paulista, entre diversos outros projetos. 
Arena Santa Tecla
A preocupação com a sustentabilidade e a integração com a comunidade local foram prioridades no planejamento | Projeto assinado pela Effect Arquitetura, em parceria com o estúdio Ben-Avid | Foto: Divulgação
Inicialmente projetado para ser a sede dos Jogos Centro-Americanos de Santa Tecla de El Salvador, na América Central, o projeto propõe um espaço poliesportivo e de eventos, com capacidade para cerca de 3.018 espectadores, sendo 2.226 fixos, além de 20 lugares destinados a cadeirantes, 52 assentos em camarotes VIP e 720 assentos em arquibancadas retráteis.

A fachada principal é constituída, em sua maioria, por painéis de policarbonato alveolar, complementados por um sistema de iluminação LED interativo e dinâmico. Quanto à cobertura, telhas metálicas do termo acústicas do tipo sanduíche entram em cena com pintura eletrostática branca.
O edifício busca aproveitar a luz natural de forma eficiente, mantendo o desempenho ideal para as atividades. Para alcançar esse objetivo, os escritórios entregaram uma fachada translúcida que filtra a luz direta e os ventos, ao mesmo tempo em que protege as áreas internas da chuva lateral por meio de uma sutil inclinação das superfícies verticais externas.

Essa abordagem não apenas maximiza a iluminação natural, mas também proporciona proteção contra as condições climáticas adversas, garantindo um ambiente interno adequado para as práticas esportivas”, ressalta Erick Tonin.

A topografia do projeto apresenta três platôs escalonados: na parte superior, foi projetada uma grande praça que funciona como esplanada de acesso público e recreativa; na parte central, o edifício poliesportivo; no pátio inferior, uma área com salas técnicas e jardim recuado controla o acesso sem a utilização de vedações. O estacionamento fica situado nesse setor do lote e tem um acesso secundário ao edifício. “Desta forma, cada um dos platôs resolve claramente os sistemas de acesso e a distribuição do programa, minimizando a movimentação de terra para sua implantação”, indica Celso Grion.
O revestimento da cobertura se mantém independente e busca garantir uma constante ventilação e iluminação natural nos interiores da arena | Projeto assinado pela Effect Arquitetura, em parceria com o estúdio Ben-Avid | Foto: Divulgação
Mais do que um simples ginásio, a Arena Santa Tecla é um espaço multiuso, oferecendo porte para eventos esportivos de basquete, futsal, handebol e voleibol. O interior, possui uma abordagem aberta e fluida, proporciona uma experiência visual integrada, conectando harmoniosamente o edifício à paisagem urbana e natural circundante.

Nesse nível, os visitantes desfrutam de uma visão panorâmica da parte central da quadra, de modo que o programa principal esteja sempre acessível àqueles que exploram o espaço. Nos pavimentos superiores, cabines para jornalistas e camarotes VIP são interligadas por passarelas suspensas ao longo do perímetro do edifício. Essa cuidadosa concepção não apenas eleva a funcionalidade do espaço, mas também proporciona uma experiência estética e interativa única para todos os presentes.
As arquibancadas retráteis podem ser facilmente utilizadas quando o ginásio é configurado para competições de basquete e vôlei | Projeto assinado pela Effect Arquitetura, em parceria com o estúdio Ben-Avid | Foto: Divulgação
Localizado dentro de um terreno de aproximadamente 260 x 60 metros, os profissionais da Effect Arquitetura e do Estúdio Ben-Avid posicionaram a arena conectada com uma grande avenida principal que liga a cidade e é delimitada por um riacho local. Para a área externa, foram pensadas quadras esportivas recreativas, estacionamento e uma praça pública para toda a comunidade.

Sobre a Effect Arquitetura
Fundado em 2008, o escritório Effect Arquitetura e Gerenciamento de Projetos tem como principais áreas de atuação o desenvolvimento e implantação de projetos institucionais, urbanísticos, corporativos e de arquitetura esportiva. O objetivo é oferecer soluções completas, obtendo o melhor resultado funcional e estético na tradução das necessidades e exigências de nossos clientes.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*