Em comemoração ao Natal, Cidade de Goiás terá monumentos históricos com iluminação especial

Entrega acontece no ano em que o município comemora 20 anos de tombamento como patrimônio cultural da humanidade. Trabalho tem patrocínio da Enel Goiás Distribuidora

A partir de uma parceria entre Governo de Goiás, Prefeitura de Cidade de Goiás, Instituto Rizzo e o Grupo Enel, 10 monumentos históricos de Cidade de Goiás passaram a contar com iluminação externa, garantindo mais beleza e segurança para os turistas que visitam os locais. Trata-se do projeto Ilumina Patrimônio, coordenado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, apoiado pelo Governo de Goiás e pelo Instituto Rizzo e patrocinado pela Enel X. A iluminação será inaugurada nesta terça-feira, às 18h30, em solenidade na Praça do Chafariz, de onde as autoridades ligarão a iluminação do Museu das Bandeiras, um dos monumentos beneficiados.

Francisco Scroffa, presidente da Enel X no Brasil, explicou a importância de participar deste projeto que reafirma o compromisso do Grupo Enel com o estado. “A Cidade de Goiás comemorou neste ano 20 anos de tombamento como patrimônio cultural da humanidade, e a Enel X, entendendo a importância dessa cidade histórica, trouxe esse presente que com certeza fará muita diferença para a atração de mais turistas e o progresso da região”, afirmou.

O anúncio do patrocínio  foi feito ao governador Ronaldo Caiado pelo diretor de Infraestrutura e Redes da Enel Goiás, José Luis Salas, em agosto deste ano, durante o encerramento do evento Expedição Desafiando Limites – Caminho de Cora Coralina, do qual a Enel também participou. “Com esse patrocínio a Enel mostra que está em Goiás não apenas para distribuir energia, mas para atuar junto à sociedade goiana, participando dos projetos e políticas que contribuirão para que o estado tenha um futuro cada vez melhor”, disse Salas. Durante o anúncio, o prefeito de Goiás, Aderson Gouvea, agradeceu afirmando que essa era uma demanda antiga da cidade e que a Enel estava ajudando a realizar um sonho.

Ao todo 53 refletores eficientes foram usados para iluminar a parte exterior dos dez monumentos. Os espaços que antes eram visitados com mais frequência pela manhã, agora serão pontos de encontro de turistas e moradores durante a noite também. A expectativa da Prefeitura é de que o projeto incentive cada vez mais a ida de turistas ao município, uma vez que a iluminação LED traz ainda mais beleza aos monumentos turísticos. O projeto contempla a iluminação da: Igreja Nossa Senhora Aparecida (povoado de Areias), Igreja Nossa Senhora da Guia (povoado do Bacalhau), Museu das Bandeiras, Chafariz de Calda, Museu da Boa Morte, Catedral de Santana, Cruz do Anhanguera, Igreja do Rosário, Igreja de São Francisco e Chafariz da Carioca.

Serviço

Inauguração da iluminação de 10 monumentos históricos da Cidade de Goiás

Data: 14 de dezembro de 2021

Horário: 18h30

Onde: Praça do Chafariz

Monumentos iluminados:

Igreja de Nossa Senhora Aparecida – Povoado de Areia

Igreja Nossa Senhora da Guia – Setor Bacalhau

Museu das Bandeiras – Centro Histórico

Chafariz de Calda – Centro Histórico

Museu de Arte Sacra da Boa Morte – Centro Histórico

Catedral de Santana – Centro Histórico

Cruz do Anhanguera – Centro Histórico

Igreja do Rosário – Centro Histórico

Igreja de São Francisco – Centro Histórico

Chafariz da Carioca – Parque da Carioca

Sobre a Enel X:

Enel X é a linha de negócios global da Enel dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores e soluções digitais em setores onde a energia está mostrando o maior potencial de transformação: cidades, residências, indústrias e mobilidade elétrica. A empresa é líder global no setor de soluções de energia avançada, gerenciando serviços como 6 GW de capacidade de resposta da demanda em nível global e 116 MW de capacidade de armazenamento de energia em todo o mundo, bem como um player líder no setor de mobilidade elétrica, com cerca de 170 mil pontos de carregamento públicos e privados de veículos elétricos em todo o mundo. A inovação e a sustentabilidade estão no centro da estratégia da Enel X desde o seu início, com a economia circular sendo a combinação perfeita desses dois elementos, aplicada em muitos dos produtos e serviços da Enel X. No Brasil, a Enel X está comprometida em fornecer soluções tecnológicas inovadoras e serviços de valor agregado com o objetivo de impulsionar a mobilidade elétrica, o consumo consciente e eficiente de energia e a transição para um sistema energético global mais sustentável em benefício de clientes residenciais, empresas e cidades.

Mais informações: enelx.com/br

Sobre a Enel Distribuição Goiás  

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Textos e fotos: colaboração da Assessoria de Imprensa/Enel

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*