Em dia de paralisação (parcial), profissionais da Educação de Valparaíso fazem manifesto pacífico em frente à prefeitura

Ação foi coordenada pelo SINDSEPEM/VAL, que promete endurecer ação caso reivindicações não forem atendidas

POR AMARILDO CASTRO

Uma manhã de manifesto pacífico, paralisação em algumas escolas e cobrança por melhorias na Rede de Ensino Público de Valparaíso de Goiás. Assim foi a amanhã da categoria de educadores e profissionais do segmento, que fez às 9h, um manifesto de forma pacífica em frente ao prédio da prefeitura local. A ação teve à frente, o Sindicato dos Servidores Públicos e Empresas Públicas Municipais de Valparaíso de Goiás (SINDSEPEM/VAL), que tem à frente Marcilon Duarte. Na data, segundo avaliou Marcilon, 80% das escolas teriam parado.

Em depoimento à reportagem do Blog do Amarildo, Marcilon afirmou que a principal reivindicação da categoria, de imediato, é o pedido de abertura das negociações para a data-base da categoria com a Secretaria de Educação e o prefeito Pábio Mossoró (MDB). Marcilon ainda diz que o município tem uma carência grande por merendeiras (seriam mais de 100), além da necessidade de vale-alimentação e vale-transporte de acordo com a real necessidade dos profissionais.

Marcilon Duarte, presidente do SINDISEPEM/VAL: “Queremos a abertura da mesa de negociações”

Além disso professores pedem melhorias nas escolas. Gisele Moura, da Escola Maria Rios diz que é preciso melhorar a estrutura das escolas, além de valorização financeira dos profissionais. O colega Eduardo Rodrigues, que é professor de Educação Física, reclama da estrutura da escola e da quadra com necessidade de reformas. Para completar, a professora Ana Lino, da Escola Araruama pede um ‘teto’ para a escola, já que o local é uma readaptação de uma residência para uma escola. Falta ainda ônibus, relata.

Gisele Moura, da Escola Maria Rios; Eduardo Rodrigues, que é professor de Educação Física e Ana Lino, da Escola Araruama pedem por melhorias ainda na estrutura das escolas

Os manifestantes foram recebidos pela assessoria do prefeito Pábio Mossoró, que por sua vez, garantiu uma agenda para a semana que vem. Em linhas gerais o prefeito Pábio Mossoró, garantiu ao Blog do Amarildo, por meio da assessoria de comunicação, que vai atender às reivindicações da categoria dentro da capacidade do Executivo, e que entende as cobranças da categoria. “Sempre queremos o melhor para esses profissionais e nossos alunos, e trabalhamos para isso”, mandou seu recado.

No entanto, caso a categoria não consiga se encontrar com o prefeito, fará indicativo de greve já na semana que vem.

ABAIXO, VEJA AS REIVINDICAÇÕES E PAUTAS

O SINDISEPEM/VAL está convocando os servidores da Educação de Valparaíso de Goiás para uma greve geral da Educação com concentração às 9 horas em frente a prefeitura. A Greve se dá em função do descaso da Prefeitura com os servidores Municipais. 

1- O piso salarial do magistério garante ao professor um reajuste, onde o prefeito de Valparaíso possui como obrigação realizar o pagamento no mês de Janeiro.

2- Com o retorno das aulas, merendeiras e serventes estão em quantidade pequena. Desde 2012 hão há concurso para essas categorias. Como retornar as aulas sem merendeiras e serventes. Nossa defesa é que haja contrato e concurso imediato.

3- Os servidores trabalham o dia inteiro sem auxílio alimentação e vale transporte integral. Faz parte de luta do SINDSEPEM/VAL. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*