Em entrevista, secretário de Saúde destaca importância da vacinação

Além disso, Pafiadache chama a atenção para a saúde mental dos profissionais de saúde

Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

“Acredito muito na segurança da vacina. As intercorrências são mínimas no mundo todo. A vacina é a grande defesa que nós temos”, declarou o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, em entrevista ao CB.Poder, programa do jornal Correio Braziliense, na quarta-feira (2).

Em defesa da imunização, o secretário destacou o efeito da campanha de vacinação contra covid-19 no Distrito Federal na redução da taxa de mortalidade da doença. “Temos uma alta contaminação, mas o número de óbitos é pequeno. Isso prova o efeito altamente positivo da vacina”, afirmou Pafiadache.

Sobre a vacinação infantil, o general comemora a alta adesão do público do DF, unidade da Federação que mais vacinou crianças contra a covid-19. “É importante garantir pelo menos a primeira dose de todas as crianças em idade escolar”, enfatizou o secretário. O gestor destacou a campanha, em parceria com a Secretaria de Educação, para aumentar, ainda mais, a imunização das crianças até o retorno das aulas nas escolas públicas.

Na oportunidade, o general reafirmou o tripé da sua gestão: insumos, recursos humanos e melhoria dos processos. Até o momento, foram R$ 100 milhões investidos para garantir o estoque da Secretaria de Saúde, além de contratação de pessoal.

Leia tambémGoverno intensifica imunização dos escolaresNo DF, 200 mil moradores ainda não se vacinaramEm um ano, DF aplicou 5,1 milhões de doses de vacina contra covid-19

“O governador Ibaneis Rocha sempre nos colocou muitos recursos à disposição”, afirmou o general, citando a recente liberação de R$ 32 milhões para reforçar as equipes no combate à pandemia. “É gente cuidando de gente. Eles estão há dois anos trabalhando na linha de frente, próximo ao vírus. Há um desgaste, inclusive de saúde mental”, expôs o secretário.

Foto: Ascom/GDF

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*