Em São Paulo, projeto transforma ônibus em desuso em clínicas móveis

Iniciativa busca democratizar o acesso à saúde e desafogar o sistema de saúde

Buscando fornecer uma solução para aliviar a situação do sistema de saúde brasileiro durante a pandemia, aliado à uma ideia inovadora de sustentabilidade e inclusão social, o O-SI™- Ônibus de Saúde Imediata é uma plataforma que transforma ônibus retirados de frota em clínicas de testagem e vacinação móveis. A proposta de rápida implantação e alta tecnologia possibilita atendimento de saúde primário com diagnóstico, testagem e vacinação de forma moderna, segura e acessível.

Levando em consideração que muitas pessoas deixaram de buscar assistência médica por medo de contaminação, a plataforma nascida de uma parceria entre o estúdio de design Democratic Architects, de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), e aliado a profissionais do Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP) promete levar atendimento de saúde para o setor público, empresas privadas e localidades remotas. “Desenvolvemos a plataforma O-SI™ buscando entregar uma solução de saúde universal, para ajudar no combate à pandemia realizando testagens e vacinação”, afirma o arquiteto do projeto Andre Zanolla (Democratic Architects).

Aliando arquitetura e medicina, a iniciativa resultou em um espaço físico de 32m², que respeita todos os mais elevados protocolos de atendimento médico, segurança biológica e higienização. Sua estrutura foi pensada de modo que a distribuição das áreas e aproveitamento dos acessos diminuam o contato entre prestadores de serviços, profissionais da saúde e pacientes, reduzindo o risco de contágio. Tudo isso, aliado à plena acessibilidade para portadores de deficiência, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Além dos benefícios trazidos pela locomoção da unidade, a plataforma O-SI™ possui capacidade para armazenar, distribuir e aplicar até 6.000 doses de vacinas, com armazenamento refrigerado de 2-8°C.

Texto e foto: Colaboração da assessoria da plataforma O-SI

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*