Guerra de informações ocorre desde a última quinta-feira (11), quando muitos postaram que governo local preparava novo – e total – lockdown
Continua dando o que falar um suposto lockdown total em todo o Distrito Federal frente à ocupação quase total dos leitos de UTIs na cidade nos últimos dias. Na quinta, circularam vários áudios supostamente feitos por pessoas ligadas à Secretaria de Estado da Saúde do DF. Nas publicações em grupos de WhatsApp, pessoas comentavam sobre supostas reuniões para discutir as novas regras, com a possibilidade do lockdown total. O que fez o GDF soltar nota explicativa tachando a situação como facke news.
Mas a notícia verdadeira é que a Defensoria Pública da União (DPU) fez na quarta-feira (10) um pedido para um novo lockdown total, especialmente por causa dos leitos de UTIs, ocupados em 99% na quinta, dia 11. Na sexta, 12, teria diminuído para 84%. A informação levou ainda a Justiça Federal, por meio da juíza Kátia Balbino de Carvalho a questionar o pedido pelo lockdown total no DF. Ela quer informações detalhadas sobre leitos de UTIs, e de regras sobre uso do transporte público, em especial.
Movimentação intensa nas redes sociais
Os burbirilhos nas redes sociais durante todo o dia na última quinta-feira, 11, levou o governo ainda, em suposto post do vice-governador Paco Brito a anunciar novos 30 leitos de UTIs enegar o lockdown total.
Embora todos neguem, a informação verdadeira é que a DPU teria feito de fato o pedido para o lockdown total no DF, e que ao que parece, o GDF tenta evitar.
Deixe uma resposta