- Carteira de Identidade Nacional é emitida no DF desde 21 de novembro; documento será obrigatório a partir de 2032
Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira
Quem deseja colocar a documentação em dia e emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) neste fim de ano precisa estar atento ao horário de funcionamento dos Postos de Identificação Biométrica (PIBs). Em razão das festividades, o atendimento nas unidades ocorrerá apenas em dias úteis, das 13h às 19h.
O horário alternativo é válido entre 26 de dezembro e 5 de janeiro. Nas unidades, o atendimento é realizado por ordem de chegada. Outra opção para emissão da CIN é agendar o atendimento em um dos postos do Na Hora, que funcionarão normalmente durante o período, das 7h às 19h.
Quem deseja colocar a documentação em dia e emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) neste fim de ano precisa estar atento ao horário de funcionamento dos Postos de Identificação Biométrica (PIBs). Em razão das festividades, o atendimento nas unidades ocorrerá apenas em dias úteis, das 13h às 19h.
O horário alternativo é válido entre 26 de dezembro e 5 de janeiro. Nas unidades, o atendimento é realizado por ordem de chegada. Outra opção para emissão da CIN é agendar o atendimento em um dos postos do Na Hora, que funcionarão normalmente durante o período, das 7h às 19h.
Outra inovação incorporada pela nova identidade é a inclusão de um QR Code, para facilitar a checagem rápida e eficiente das autoridades de segurança pública. As mudanças visam facilitar a fiscalização, mitigando as fraudes documentais e os riscos de pagamentos indevidos, além de garantir a integridade dos dados nos cadastros administrativos.
Como tirar a CIN
Para emitir a Carteira de Identidade Nacional, é preciso estar com o CPF regular junto à Receita Federal e apresentar, além do documento, uma certidão de nascimento ou casamento atualizada, em via original, versão física ou meio digital, ou cópia autenticada em cartório.
É importante que todos os dados da certidão sejam compatíveis com os registros da Receita Federal, caso contrário, não será possível emitir a nova identidade.
Atualmente, existem nove PIBs espalhados pelas regiões administrativas do DF, nos seguintes endereços: Asa Sul (1ª DP), Cruzeiro (3ª DP), Guará (4ª DP), Planaltina (16ª DP), Samambaia (32ª DP), Santa Maria (33ª DP), Paranoá (6ª DP), São Sebastião (30ª DP) e no Recanto das Emas (27ª DP).
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