Enel Distribuição Goiás leva novos serviços a Turvelândia nesta quarta-feira, 24

Iniciativa inclui troca de lâmpadas, de geladeiras para clientes pré-selecionados, atendimento móvel e cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica. 

Distribuidora também realiza grande mutirão de manutenção na rede elétrica do município nesta semana.  

A Enel Distribuição Goiás leva, nesta quarta-feira (24), a Caravana #EnelPorVocê para Turvelândia. Durante a ação, que ocorrerá durante todo o dia no Salão Paroquial da Igreja Matriz, a população turvelandense contará com uma série de serviços como troca de 30 geladeiras para clientes pré-selecionados pela Secretaria de Assistência Social, troca gratuita de lâmpadas, atendimento móvel e cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica para clientes de baixa renda. A ação será realizada em parceria com a Prefeitura Municipal. Nesta semana, a companhia também realiza um grande mutirão de manutenções na rede elétrica de Turvelândia, incluindo podas de árvores e correções de pontos degradados.  

Serviços chegaram também à área rural da cidade

A Caravana #EnelPorVocê será realizada das 9h às 16h e terá participação do projeto Enel Compartilha Consumo Consciente com o Troca de Geladeiras e o Troca de Lâmpadas.  Nesta edição, 30 geladeiras serão destinadas a clientes pré-selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Já a troca de lâmpadas poderá ser feita por qualquer cliente residente em Turvelândia, no limite de até 10 lâmpadas por cliente. Para participar, basta levar um documento com foto, a última conta de energia paga e as lâmpadas usadas para serem trocadas. Serão recebidas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes - exceto modelos tubulares -, que têm alto consumo de energia. Elas serão trocadas por modelos LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que os modelos mais antigos.    

Os clientes da cidade também poderão contar com as facilidades de uma Loja Móvel da Enel, onde serão oferecidos todos os serviços disponíveis nas lojas tradicionais da empresa, como parcelamentos, religações, negociações de débitos e ligações novas. Ainda será feito o cadastro dos clientes aptos a participar do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica dos clientes baixa renda. Para isso é necessário ter cadastro atualizado no CadÚnico e preencher os requisitos do programa do Governo Federal. 

Mutirão de manutenções 

Nesta quarta e quinta-feira, a Enel realiza um grande mutirão de manutenções preventivas e corretivas na rede elétrica de Turvelândia. Cerca de 30 profissionais atuarão na poda de 50 árvores em contato com a rede elétrica, manutenção em 10 estruturas degradadas, como postes, cruzetas e isoladores, e limpeza de cerca de 600 metros de faixa de servidão na área rural. “Adicionalmente, vamos trocar um transformador que está sobrecarregado por outro novo e mais potente. Com isso, aumentaremos a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia na região. Além disso, faremos a instalação de espaçadores de rede em 4 circuitos. Esses equipamentos evitam que os cabos toquem uns nos outros, causando o desarme do fornecimento de energia”, ressalta Roberto Vieira, diretor de Planejamento e Gestão da Enel Distribuição Goiás.  

Investimentos 

Desde que assumiu a distribuição de energia em Goiás, a Enel já investiu R$ 3 milhões em obras de melhoria, manutenção, expansão e digitalização do sistema elétrico de Turvelândia.  

Roberto Vieira explica que, para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico do município e diminuir as interrupções do fornecimento de energia, a companhia intensificou o número de manutenções preventivas e corretivas em todo o município. De acordo com ele, somente entre 2020 e setembro de 2021, a companhia já realizou 2.533 podas de árvores que estavam em contato com a rede, corrigiu 1.005 pontos de degradação, como cabos deteriorados, cruzetas e isoladores danificados, e limpou cerca de 600 quilômetros quadrados de faixa de servidão na zona rural.  

Aliadas às manutenções, a Enel tem investido fortemente na digitalização da rede elétrica de Turvelândia, por meio da instalação de equipamentos telecontrolados. Os aparelhos telecomandados permitem a operação do sistema elétrico de forma remota, pelo Centro de Operações, localizado em Goiânia, dando mais agilidade na retomada do fornecimento de energia em casos de falhas. Estes podem ser instalados em redes trifásicas e monofásicas. Até o momento, o município já conta com 5 equipamentos telecontrolados, entre religadores automáticos e chaves telecomandadas, nas redes trifásicas. Além disso, outros 8 religadores automáticos de redes monofásicas, chamados de TripSaver, já estão em operação na zona rural do município.  

“O TripSaver substitui as chaves fusíveis tradicionais, que são conhecidas pelos clientes como ‘bananas’ ou ‘canelas’. Quando ocorre um desarme na rede que possui uma chave fusível, causada por um efeito transitório, como o toque da vegetação ou de um animal, por exemplo, é preciso que uma equipe vá ao local para rearmá-la. Nos pontos onde existem os TripSavers, ocorre o rearme automático do circuito. O equipamento faz três tentativas, sendo uma a cada 12 segundos. Se depois dessas três manobras o circuito continua desarmando, o equipamento sinaliza ao Centro de Operações que é necessário o envio de uma equipe para percorrer a rede e entender qual é a causa daquela falha”, descreve Roberto.  

O diretor acrescenta que todas essas ações já refletem nos indicadores de qualidade da empresa no município, que tiveram melhora expressiva no período de atuação da Enel em Goiás. Em 2018, a cidade tinha uma frequência média de interrupções no fornecimento de energia de 26 vezes ao ano e essas interrupções tinham uma duração média de 65,7 horas. “Em setembro de 2021, os indicadores de qualidade em Turvelândia já tiveram melhoras expressivas: a frequência das quedas de energia caiu para 13 vezes ao ano (- 50%) e a duração baixou para 30 horas (- 54%). As melhorias já são muito significativas, mas sabemos que esse ainda não é o número ideal e por isso seguiremos investindo fortemente em todo o sistema elétrico, para dar aos turvelandenses a qualidade do fornecimento de energia que eles merecem”, completa.  

Serviço    

Caravana #EnelPorVocê em Turvelândia 

Troca de lâmpadas e de geladeiras, atendimento móvel e Cadastro do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica  

Quando: Quarta-feira (24). 

Horário: 9h às 16h.  

Onde: Salão Paroquial, em frente à Igreja Matriz de Turvelândia. 

Sobre a Enel Distribuição Goiás 

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Fotos e texto: colaboração da Assessoria de Imprensa da Enel Goiás

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*