Enel Distribuição Goiás realiza live sobre empreendedorismo feminino

Maria Elisângela, do quilombo Recantos Dourados, conta sua experiência como empreendedora no projeto Costure Comigo, que trabalha com mulheres vítimas de violência doméstica. 

Para marcar o Mês da Mulher, a Enel Distribuição Goiás realiza na próxima quinta-feira (17) uma live sobre empreendedorismo feminino, por meio do canal no YouTube da empresa: https://www.youtube.com/enelbrasil. O bate-papo, intitulado Desafios e Oportunidades para as Mulheres Empreendedoras, será realizado às 10h e terá duração de uma hora. Além de homenagear as mulheres, o objetivo da live é divulgar e captar empreendedoras para o projeto Enel Compartilha Empreendedorismo e, assim, contribuir para o fortalecimento do ecossistema de empreendedoras de Goiás.  

O Enel Compartilha Empreendedorismo é um programa que dá suporte às comunidades em que atua por meio do incentivo à formação de redes e associações produtivas comunitárias, apoiando os participantes na qualificação de seus produtos, na criação de canais de venda, na gestão comercial, no possível aporte de estrutura e insumos, sem esquecer das questões relacionadas ao meio ambiente e à cidadania. Para se inscrever no programa, basta acessar preencher o formulário: https://forms.office.com/r/DxJxrkPeMM.  

A coordenadora de projetos na Sustentabilidade da Enel Distribuição Goiás, Lícia Borges, explica que a live vai dar um cenário do empreendedorismo feminino no Estado, tratar de desafios e oportunidades, como o da empreendedora Maria Elisângela Antunes Pereira, integrante do Programa Enel Compartilha Empreendedorismo e presidente do Quilombo Recantos Dourados, em Abadia de Goiás. O quilombo desenvolve o projeto Costure Comigo, que atua com 120 mulheres vítimas de violência doméstica, e recebe da Enel apoio, capacitação e materiais para serem resignificados.  

Aos 46 anos, Maria Elisângela diz que leva o empreendedorismo na veia: “Comecei com 15 anos, quando comecei a fazer unha e cabelo”, conta. Atualmente ela está focada em trabalhar com  vítimas de violência doméstica. “A Enel traz os EPIs pra gente, os uniformes dos eletricistas que seriam descartados, para elaborarmos novas peças como mochilas, suportes de vasos, tapetes. Esse apoio da Enel no ajuda muito porque antes tínhamos que sair pedindo retalhos nas confecções, usando nosso carro, ou carro emprestado. É um grande apoio financeiro”, explica. “Fui vítima de violência doméstica, física e psicológica. Sou uma sobrevivente. Quero tirar desse naufrágio outras mulheres que estão se afogando, como eu estive.” 

De acordo com Maria Elisângela, além de ser um suporte financeiro para as mulheres, o projeto Costure Comigo dá apoio emocional, contribuindo para o empoderamento feminino. “São mulheres que têm em comum um passado de violência e que hoje têm a chance de aprender uma nova profissão, ter um novo horizonte de vida. Elas têm esse suporte de sair desse lugar de violência e se fortalecer. Alcançamos a autoestima, a independência financeira e a segurança”, afirma. 

Em 2019, o Enel Compartilha Empreendedorismo foi o vencedor do Prêmio ODS Pacto Global, da ONU, na categoria Prosperidade. Em Goiás, somente em 2021 o projeto gerou mais de R$ 63 mil em renda para os empreendedores envolvidos, em sua maioria mulheres. “O projeto visa a facilitar e fortalecer as redes e conexões, capacitando os empreendedores para que consigam criar e implementar soluções para os desafios de sua comunidade. As mulheres emprerendedoras, além de gerarem renda e contribuírem para o desenvolvimento local, compartilham seus ganhos. Quando uma mulher cresce, todos crescem ao seu redor”, comenta Lícia Borges. 

Serviço 

Mês da Mulher Enel – live Desafios e Oportunidades para as Mulheres Empreendedoras 

Data: quinta-feira (17) 

Horário: 10h. 

Local: canal da Enel Brasil no YouTube – https://www.youtube.com/enelbrasil.  

Sobre a Enel Distribuição Goiás  

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*