Enel Distribuidora Goiás leva #enelporvoce a Caiapônia

Companhia realiza dia de ações no município, com troca de lâmpadas, de geladeiras para clientes pré-selecionados, atendimento móvel e cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica.  

Distribuidora também promove mutirão de manutenções e atendimentos comerciais, além de instalar um novo equipamento telecontrolado na rede.  

Goiânia, 13 de outubro de 2021 – A Enel Distribuição Goiás leva, nesta quinta-feira (14), a Caravana #EnelPorVocê a Caiapônia. Ao longo do dia, os caiaponienses poderão trocar lâmpadas gratuitamente, contar com serviços oferecidos por uma Loja de Atendimento Móvel e se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, desde que se enquadrem nos pré-requisitos do programa do Governo Federal. Nesta oportunidade, também serão trocadas 60 geladeiras de clientes pré-selecionados pela área social da Prefeitura Municipal. Complementando as ações oferecidas pela caravana, a companhia também realizará um mutirão de manutenções e atendimentos comerciais, além de instalar um novo religador telecontrolado de rede no município.  

A Caravana #EnelPorVocê terá início a partir das 9h, no Lado dos Buritis, onde os clientes da companhia poderão trocar, gratuitamente, até 10 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes – exceto modelos tubulares –, que têm alto consumo de energia, por outras novas, de LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que os modelos antigos. Uma Loja de Atendimento Móvel da Enel ficará no local, disponibilizando todos os serviços disponíveis nas lojas tradicionais da empresa, como parcelamentos, religações, negociações de débitos e ligações novas. Os moradores de baixa renda do município, que possuem o Cadastro Único e se enquadram nos pré-requisitos do programa, também terão atendimento para se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica. Ainda no local, serão trocadas as 60 geladeiras doadas pela companhia para clientes necessitados, selecionados pela Prefeitura Municipal. 

“A Caravana #EnelPorVocê reforça nosso compromisso de estar cada vez mais próximo dos nossos clientes e das autoridades públicas que os representam. Mobilizamos uma comitiva para vir ao município e conhecer de perto a realidade da região. Essa também é uma ótima oportunidade de apresentarmos aos moradores as melhorias e os investimentos que fizemos e continuaremos fazendo na região”, enfatiza Roberto Silva Vieira, diretor de Gestão e Planejamento da Enel Distribuição Goiás.  

O diretor destaca, ainda, a realização do mutirão de manutenções e atendimentos comerciais no município, nos dias 13, 14 e 15. Ao todo, 25 equipes atuarão na poda de 30 árvores em contato com os fios, limpeza de 600 metros quadrados de faixa de servidão na zona rural, manutenção de 12 estruturas da rede e substituição de 6 postes, além do atendimento de cerca de 40 solicitações comerciais. “Também vamos aproveitar esta oportunidade para instalar mais um religador automático de rede em Caiapônia. Esse equipamento é telecontrolado pelo nosso Centro de Operações, em Goiânia. Isso significa que no caso de uma falha na rede, temos total controle por esse equipamento, ganhando mais agilidade nos procedimentos necessários para a recomposição do fornecimento de energia”, acrescenta. 

Nesta quarta-feira, as 8h30, também no Lago dos Buritis, representantes da diretoria da Enel e da Prefeitura Municipal participarão de um Diálogo Diário de Segurança (DDS) com os mais de 40 colaboradores que atuarão neste mutirão. Essas reuniões são realizadas rotineiramente e servem para reforçar aos colaboradores o item número um de qualquer trabalho envolvendo a rede elétrica, a segurança. “Mais importante do que executar o trabalho que foi determinado, é executar o serviço seguindo todas as medidas de segurança individual e coletiva. Na Enel, nosso pilar número um é a segurança de todos e o acidente zero. E nada melhor que um momento como esse, em que uma parte da diretoria da empresa está no município, para reforçarmos esse objetivo”, completa. 

Investimentos 

Desde 2017, quando assumiu a distribuição de energia em Goiás, a Enel já investiu R$ 26,7 milhões em manutenção, modernização e expansão do sistema elétrico de Caiapônia. “Todo esse investimento já trouxe melhorias significativas para o fornecimento de energia aqui do município, principalmente com relação à frequência das quedas de energia. O nosso indicador de qualidade FEC, que mede a frequência média anual de interrupções, era de 37 vezes em 2017. Hoje, já chegamos a 19 vezes, uma redução de 50%. Sabemos que, apesar dessa grande melhora, esse ainda não é um número satisfatório e por isso seguiremos trabalhando incessantemente para melhorar cada vez mais o serviço prestado aos clientes caiaponienses”, ressalta o diretor. 

Roberto acrescenta que, para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico do município, a companhia intensificou o número de manutenções preventivas e corretivas na região. De acordo com ele, somente este ano, a companhia já realizou 1.032 podas de árvores que estavam em contato com a rede, corrigiu 248 pontos de degradação, como cabos deteriorados, cruzetas podres e isoladores danificados e limpou mais de 800 quilômetros quadrados de faixa de servidão na zona rural. Adicionalmente, foram inspecionados cerca de 110 quilômetros de redes com equipamentos termográficos, que identificam pontos quentes na rede, a fim de encontrar possíveis anomalias e programar as manutenções necessárias.

Aliadas às manutenções, a Enel tem investido fortemente na instalação de tecnologia na rede elétrica de Caiapônia, por meio de equipamentos telecontrolados. Os aparelhos telecomandados permitem a operação do sistema elétrico de forma remota, pelo Centro de Operações, localizado em Goiânia, dando mais agilidade na retomada do fornecimento de energia em casos de falhas. “O telecontrole pode ser instalado em redes trifásicas, utilizando chaves telecomandadas e religadores automáticos, e em redes monofásicas rurais, com a mais nova tecnologia trazida pela companhia, os TripSavers, que são religadores monofásicos automáticos. Na linguagem popular, o TripSaver é uma espécie de ‘banana’ automática da rede”, comenta. 

Até o momento, Caiapônia já conta com 23 equipamentos telecontrolados, entre religadores automáticos e chaves telecomandadas, nas redes trifásicas do município. Adicionalmente, 10 TripSavers já foram instalados e estão em operação. Outros 6 TripSavers serão instalados ainda esse ano, dando mais confiabilidade para o fornecimento de energia na zona rural do município.  

Outro ponto de forte atuação em Caiapônia é a conexão de novos clientes rurais no município. De 2017 para cá, a Enel já realizou 419 novas conexões rurais, levando energia para famílias que esperavam por esse serviço há anos. Para Roberto, mais do que conectar clientes à rede, as conexões rurais conectam essas famílias à sociedade, dão dignidade, oferecem novas oportunidades e contribuem para o desenvolvimento da região. Atualmente, outros 91 pedidos estão em fase de elaboração de projeto ou programação da execução e serão atendidos nos próximos meses. 

Para o próximo ano, a companhia tem prevista uma obra na Subestação Caiapônia, com a construção de um novo vão para a conexão de novas redes de distribuição. “Esta obra contribuirá para melhorar os níveis de tensão e aumentar a confiabilidade do sistema elétrico do município. Aliadas a elas, seguiremos com nosso robusto plano de manutenções, melhorando o serviço cada vez mais em todas as regiões do município”, finaliza Roberto. 

Serviço 

Caravana #EnelPorVocê em Caiapônia 

Troca de lâmpadas, atendimento móvel e Cadastro do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica  

Quando: Quinta-feira (14).  

Horário: 9h às 16h.  

Onde: Lago dos Buritis, Rua 7, lotes 449 a 575, Setor Oeste, Caiapônia. 

Sobre a Enel Distribuição Goiás  

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*