Enel distribuidora Goiás promove mutirões para manutenção na rede elétrica de Orizona

Ações atendem as solicitações do Sindicato Rural do município, repassadas para a companhia em reunião no último mês de dezembro. 

Distribuidora analisou as principais ocorrências da região e montou um plano para correção de defeitos na rede e melhorias. 

 A Enel Distribuição Goiás realizou, nesta semana, dois grandes mutirões de manutenções na rede elétrica da zona rural de Orizona. A iniciativa é parte do compromisso assumido pela companhia com o Sindicato dos Produtores Rurais e a Prefeitura do município, após reuniões com representantes das entidades, e dão sequência às ações iniciadas em dezembro. Ao todo, cerca de 20 equipes trabalharam, nos dias 18 e 19 de janeiro, na correção de anomalias da rede, como substituição de isoladores quebrados, cruzetas podres e cabos deteriorados, podas de árvores e limpezas de faixas de servidão. O objetivo é garantir a qualidade da energia distribuída na região, que é conhecida como uma das maiores bacias leiteiras do Estado. 

Mutirões cortou várias partes do município e duraram dois dias

O gerente da Regional Morrinhos da Enel Distribuição Goiás, Fernando Caldas, explica que nos dois dias de mutirão, as equipes trabalharam em 210 postes, que formam 24 quilômetros de rede elétrica, e corrigiram 630 pontos com defeitos na zona rural. “É um trabalho grandioso, que impressiona pela quantidade de veículos e pessoas trabalhando ao mesmo tempo. A manutenção em forma de mutirão evita que sejam feitos vários desligamentos, porque vamos para determinada região e fazemos todos os serviços necessários de uma só vez”, esclarece. 

Além dos mutirões, a companhia está realizando, desde dezembro, manutenções, inspeções e análises em todos os circuitos que atendem clientes de Orizona. Caldas acrescenta que já foram identificados e trocados transformadores que estavam com sobrecargas, feitas manutenções em equipamentos telecontrolados, e também podas e limpezas de faixas em pontos onde a vegetação estava em contato com a rede e provocando desligamentos. Ainda segundo o gerente, as manutenções seguirão sendo realizadas ao longo deste ano. 

Ainda para 2021 estão previstas importantes obras estruturais para Orizona, como a construção de um novo vão de saída de linha na Subestação Orizona, para conectar dois quilômetros de novas redes de média tensão. “Com essas obras, o sistema elétrico ganhará mais flexibilidade e teremos mais opções para manobras em casos de falhas, visando reduzir tempo de afetação e o número de clientes impactados. Também será possível atender novos clientes ou solicitações de aumento de carga”, ressalta o gerente.  

Neste ano também serão instalados mais quatro equipamentos telecontrolados no município. Esses aparelhos são comandados remotamente, pelo Centro de Operações em Goiânia, e permitem ações imediatas em casos de falhas na rede. Com eles é possível retomar o fornecimento de energia, nos casos em que não há nenhum dano estrutural, ou identificar e isolar o ponto com defeito, deixando o menor número possível de clientes sem o serviço até que os reparos necessários sejam realizados. Entre 2017 e 2020, a empresa instalou outros 22 equipamentos telecontrolados no município, que já estão em operação.  

Adicionalmente, serão instalados dois novos bancos reguladores de tensão nas redes que atendem Orizona, para garantir a confiabilidade da energia fornecida. “Com esses equipamentos, vamos atender a outra solicitação dos clientes da região, que relatam oscilações nos níveis de tensão. Os reguladores vão garantir a confiabilidade da energia fornecida aos clientes tanto da área urbana, quanto da zona rural”, finaliza Fernando. 

Sobre a Enel Distribuição Goiás  

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.  

Colaboração de texto e fotos: Assessoria/Enel Distribuidora Goiás

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*