ENEM: o que estudar com menos de 15 dias para o prova

by Amarildo Castro
  • Nesta reta final é muito importante resolver questões e revisar o conteúdo principalmente o de maior dificuldade do candidato

Agora nesses últimos dias, eu tô resolvendo questões e revisando apenas o conteúdo quando vejo que o erro cometido foi por falta de conhecimento, então ter um caderno de erros ajuda a mapear o que me faz não acertar”, disse a estudante Maria Clara Hauschild do Colégio Marista de Brasília. Essa estratégia é fundamental segundo especialistas para quem vai fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pois isso ajuda a treinar a gestão do tempo e identificar rapidamente os pontos fracos para focar na revisão.

Porta de entrada para o ensino superior, em 2025, o ENEM este ano terá a primeira prova no dia 9 de novembro, abrangendo 90 questões objetivas nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Suas Tecnologias e a redação. Já a segunda etapa será no dia 16 de novembro, nas áreas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, em quase todo o país, com exceção das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará.

Outra dica importante nessa reta final é focar em áreas de maior peso, isso é uma estratégia para otimizar o tempo e maximizar a pontuação, principalmente nesta reta final.  É fundamental, no entanto, saber que não existe um peso fixo para cada área de conhecimento no ENEM. A relevância de cada matéria depende do curso e da universidade que o candidato deseja ingressar, já que cada instituição pode definir pesos diferentes para o cálculo da nota. 

“Comecei a revisar os conteúdos para a prova de forma adjacente aos conteúdos do terceiro ano ainda em fevereiro deste ano, para conseguir ter um tempo de revisão e aperfeiçoamento final maior agora no final do ano. Até julho, eu já tinha revisado todo o conteúdo que foi visto até o segundo ano, e a partir daí, eu foquei muito em resolver questões e simulados, para ver se eu deixei alguma lacuna de conteúdo e também para me acostumar com o padrão das questões, que costumam ter métodos de resolução parecidos”, comentou a estudante Maria Clara.

Por fim, para atualidades, é importante ler sobre temas sociais, políticos, econômicos e culturais recentes, pois isso fornecerá repertório valioso tanto para a redação quanto para as questões de humanas. Isso amplia a capacidade de argumentação e ajuda a usar referências como fatos históricos, citações e dados estatísticos para embasar o texto. Além disso, preste atenção aos textos de apoio da prova e organize o seu texto com uma boa estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário