Entenda como funciona e os impactos das novidades do WhatsApp para empresas

Especialista e empresa explicam os benefícios

O WhatsApp vem testando inúmeras novidades que podem beneficiar os usuários do aplicativo. A sincronização das conversas entre dois dispositivos móveis em tempo real, a possibilidade de administradores de grupos excluírem mensagens e a recuperação de mensagens apagadas são algumas das funções.

No geral, pode até parecer algo simples, mas que com certeza está impactando empresários e funcionários que utilizam o meio de comunicação para fins profissionais. De acordo com Anne Moreira, líder da área de ativação do cliente da Huggy, entre os benefícios gerados está a autonomia dada para administradores de grupos. “Se analisarmos de forma profissional, quando damos ao responsável por aquela organização no app o poder de decidir as mensagens que se manterão no grupo ou que serão apagadas, conseguimos uma comunicação mais eficaz, uma vez que ela será sempre destinada para o objetivo que foi criada. Ou seja, se alguém decidir compartilhar uma informação informal ou que não convém naquele momento, ele pode apagar rapidamente, sem causar maiores alvoroços”, explica.

Além disso, a profissional complementa que isso pode evitar situações constrangedoras ou preconceituosas, uma vez que se tem o controle sobre o que será mantido. Comentários desrespeitosos poderão ser deletados, por exemplo, e as medidas cabíveis podem ser tomadas diretamente com a pessoa.

Bruna Silva, secretária de uma clínica de estética, concorda com Anne. Ela já tem essa atualização no WhatsApp que usa para monitorar os grupos com clientes e funcionários da clínica, e contou que a possibilidade de apagar a mensagem como administrador já foi capaz de evitar problemas maiores.

“Criamos um grupo do WhatsApp para algumas clientes da clínica, para contar algumas promoções e condições exclusivas, já que elas possuem um cadastro e se interessam por esse meio de comunicação. Recentemente, uma das participantes ficou insatisfeita com um procedimento e resolveu fazer uma reclamação no grupo. Para evitar que a situação se espalhe pelas outras consumidoras, eu que sou administradora, consegui apagar a mensagem, chamar a cliente no privado para conversar e resolver a situação. Depois disso, ela ficou satisfeita e não interferiu na opinião de outras participantes”, relata.

Além disso, entre as novidades, apesar de não ter conseguido usar ainda, Bruna afirma que está ansiosa pela possibilidade de poder mandar e receber mensagens em dois celulares, com a nova versão da sincronização.

“Lido com muitas pacientes da clínica e ter essa função irá me ajudar a conversar com elas e responder suas dúvidas em diversas situações, não somente com o celular e computador do espaço. Tenho certeza que irá melhorar nossa comunicação”, complementa.

E não para por aí, de acordo com Anne, a Meta ainda está com um outro projeto para o canal, no qual o WhatsApp Business contará com uma versão “premium” paga, com mais ferramentas, entre elas, a possibilidade de liberar até 10 dispositivos para cada número, podendo ser usado em computadores, celulares e tablets.

“Com o objetivo de dar opções para todos os públicos e com o avanço das tecnologias, as grandes empresas presentes nas redes sociais e internet estão criando possibilidades pagas e gratuitas, com o objetivo de democratizar, na medida do possível, as ferramentas mais usadas nos dias de hoje”, finaliza Anne.

Sobre a Huggy

Criada em 2015, a Huggy tem o propósito de otimizar os relacionamentos entre organizações e consumidores, por meio do atendimento digital. Esse conceito é relativamente novo e surgiu para atender as necessidades do consumidor 4.0, que é conquistado não apenas com o produto e sim com a experiência de atendimento. A empresa conta com mais de 1,5 mil clientes ativos, conecta por dia mais de 12 mil operadores, efetuou mais de 100 milhões de atendimentos e processou mais de 2 bilhões de mensagens.

Texto: colaboração da Assessoria de Imprensa/Huggy, com foto ilustrativa de pixabay.com

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