Especialista dá dicas de cortes para o churrasco do Dia dos Pais

Com temperos e acompanhamentos o prato é o mais cotado para o almoço do domingo, 13 de agosto

Tradição entre os brasileiros, o churrasco é disparado a preferência nacional quando o assunto é um almoço em família ou entre amigos. No Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, essa será certamente a refeição escolhida para a celebração. Se a ideia foi tirar o paizão do comando da churrasqueira, é preciso saber que para preparar a carne, temperar e escolher os acompanhamentos alguns conhecimentos básicos podem fazer a diferença. Por isso, o gerente nacional de Operações Carne Fresca, do Fort Atacadista, Elton Martins, separou dicas essenciais para agradar não só o pai, mas toda a família.

O primeiro passo é entender um pouco sobre os cortes de carne ideais para o churrasco para não fazer feio e marcar aquele gol de placa na hora de assar. Entre os cortes mais populares estão o filé mignon, a picanha, maminha, e até uma costela, todos bem-vindos para o churrasco. “Em nosso açougue, além desses cortes tradicionais e nobres, temos três cortes que se destacam, com o T-bone, o filé americano e a alcatra com osso. Para um bom churrasco, esse é o caminho”, aponta Elton.

O T-bone é o contra-filé mais o filé mignon, conhecido também como steak, é um corte que agrega muito e é classificado como especial. O filé americano é o corte do traseiro, cortado na horizontal que contempla quatro cortes em uma única fatia, o coxão mole, patinho, coxão duro e lagarto. Esse é o famoso bife dos Flintstones. Já a alcatra com osso também segue o conceito do filé americano, cortado na horizontal e que contempla a alcatra, a maminha, a picanha e o filé mignon, tudo em um corte só.

Depois de escolher a carne, é a hora da magia dos temperos. Esse é um item que pode variar de acordo com o paladar de cada um, e Elton reforça que não há um tempero certo, porém, algumas combinações podem tornar a carne mais saborosa. O sal grosso, por exemplo, é tradicional. “Dá para usar um sal de parrilha, uma flor de sal, ou seja, variações do sal, mas apenas com o sal você vai conseguir desfrutar do sabor real da carne”, complementa.

Outra aposta é usar um molho de chimichurri, que é a mistura dos temperos com azeite, bastante manjericão fresco, alecrim, “que são ser ervas que vão ressaltar o aroma e no churrasco você pode usar em um corte alto, com ele feito ao ponto. Isso vai tornar a experiência bem agradável”, diz. Se a opção for uma carne suína, a mistura convencional de sal com limão, já basta para acertar. Quem quiser ousar ainda mais, a dica é usar mostarda, com uma pequena colher de shoyu, combinação perfeita para costela ou corte de grelha.

Um churrasco saboroso pede também acompanhamentos certos, que podem variar de acordo com a região do país. “No Centro-Oeste, o prato que não falta é a mandioca. E dá para acrescentar o vinagrete, um pão francês, pão com alho, uma farofa e a refeição fica completa. No Distrito Federal o churrasco também é servido com feijão tropeiro”, lembra Elton.

Desta forma, não há como errar na hora de preparar e servir. Mas é preciso planejar uma quantidade ideal para não faltar para ninguém. Elton explica que a média tradicional leva em consideração o consumo de 350 gramas de carne por pessoa. Somando os acompanhamentos, certamente a celebração será um sucesso. E se sobrar, nada como um bom carreteiro no domingo à noite ou no dia seguinte.

No Açougue Carne Fresca do Fort, é possível encontrar todos os cortes prontos para o preparo. No local, são oferecidas opções de cortes de carnes fracionadas e em bandejas, em um expositor moderno e diferenciado, mas com preços populares. Em formato ‘aquário’, ele permite ao cliente acompanhar com mais transparência o trabalho dos açougueiros e comercializa mais de 47 cortes de carnes nobres e frescas (não maturadas) em porções fracionadas. No Distrito Federal, o Açougue Carne Fresca está presente nas lojas do Fort Atacadista de Ceilândia, Sol Nascente, Recanto das Emas e Valparaíso.

Onde encontrar:  No Distrito Federal, as lojas do Fort Atacadista ficam nas cidades de Ceilândia, Sol Nascente, Taguatinga e Recanto das Emas. Em Goiás, o Fort está localizado em Valparaíso. Para quem precisa de produtos para pets, a dica é aproveitar o Vuon Card, cartão exclusivo do Fort Atacadista, com descontos em centenas de itens e condições especiais de parcelamento.

– SOL NASCENTE | DF | Quadra QNP 27 Área Especial 01 S/N

– TAGUATINGA | DF | SDE Setor M Norte Qd. 1 Cj. A Lt. 1 – Av. Hélio Prates com M Norte | Taguatinga Norte

– CEILÂNDIA | DF | CNN 1 S/N | Centro

– RECANTO DAS EMAS | DF | Quadra 800 Conjunto 1, número 1 Lote 1 – Recanto das Emas

– VALPARAÍSO | GO |Rua Capitão Carlos da Silva (marginal da BR-040), Bairro Jardim Oriente.

Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira celebrou seus 60 anos de história em 2022. Atualmente, conta com 17 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

O Grupo Pereira tem mais de 100 unidades de negócio, incluindo 29 lojas da rede de supermercados Comper, 54 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), cinco filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 16 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), uma agência de viagens e dois postos de combustível. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 900 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.

Hellen Quida/Assessoria de Imprensa/Fort Atacadista – DF

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*