Governo de Goiás atende 17 mil alunos com deficiência na rede de ensino

A maior parte desses 17 mil estudantes são deficientes intelectuais e autistas. Há também alunos com Altas Habilidades/Superdotação, deficiência física, visual e auditiva

Alunos estão distribuídos entre 900 escolas, aproximadamente, com concentração maior nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Educandos são atendidos em colégios regulares e especiais, por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com apoio de professores regentes e de profissionais da Educação Especial

Com o início do ano letivo de 2022 na rede pública estadual de ensino, o Governo de Goiás retoma as atividades de Educação Especial para atender cerca de 17 mil alunos com deficiência. Esses estudantes estão distribuídos entre 900 escolas, aproximadamente, com uma concentração maior nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis.

Do total de colégios com alunos deficientes matriculados, apenas 33 são especiais . As demais são escolas regulares, onde os estudantes convivem diariamente com outros alunos sem deficiência. Nessas unidades, os professores regentes e os profissionais da Educação Especial trabalham juntos para escolarizar os alunos da Educação Especial, considerando suas especificidades, e apoiar a socialização desses educandos.

A maior parte desses 17 mil estudantes são deficientes intelectuais e autistas. Há também alunos com Altas Habilidades/Superdotação, deficiência física, visual e auditiva. Um deles é o estudante Ricardo, que tem deficiência intelectual e cursa o 6º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Gracinda de Lourdes, em Goiânia.

Na segunda semana de aula, ele afirmou estar feliz com a volta às aulas presenciais: “É muito bom, bem melhor que ficar em casa”. Sua disciplina favorita é Matemática e ele contou se sentir bem acolhido pelos colegas. “Todos me tratam muito bem e tenho amigos aqui também”, compartilhou Ricardo. 

Foto e texto: www.goias.gov.br

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*