
POR AMARILDO CASTRO
O longo período sem a contratação de agências para que sejam realizados trâmites para a divulgação de campanhas institucionais dos principais projetos e demandas da cidade de Valparaíso de Goiás, está fazendo com que tanto o Executivo, tanto o Legislativo ficaram reféns de suas próprias ações (ou falta delas) para que assuntos de maior interesse da comunidade sejam levados até os moradores por meio da chamada imprensa oficial ou mídia oficial.
Nos últimos tempos, essa questão de contratação de agências de publicidade tanto pelo Executivo ou Legislativo, seja pela questão dos trâmites burocráticos ou falta de dinheiro mesmo, virou na cidade uma espécie de gargalo.
No caso da prefeitura, não há uma campanha institucional sequer desde julho de 2024. E isso, na prática, atrapalha inclusive na arrecadação do IPTU, um dos principais impostos que revigoram os cofres da prefeitura nesse início de ano.
‘Confiança’ em redes sociais, e só
Assim, alguns secretários e o próprio prefeito se esforçam para divulgar as datas com descontos do IPTU por exemplo em suas próprias redes sociais, mas muito longe do alcance de uma rede de televisão, um site de maior repercussão, rádios e outros veículos, especialmente os que trabalhos de forma online e até o velho e bom jornal impresso, que continua sendo uma das melhores formas de alcançar as pessoas, especialmente no comércio. Sem a devida valorização à mídia local, as ações tanto do Executivo quanto do Legislativo se restringem atualmente nas redes sociais de cada órgão ou cada agente público.
No caso da Câmara Municipal, não há nenhuma atividade voltada para a divulgação na mídia que atua na cidade desde dezembro de 2023. E assim, cada vereador tenta fazer sua própria divulgação, em especial no Instagram. Mas o alcance de parte dos vereadores nas redes sociais, inclusive é muito baixo. Alguns não têm sequer 1.500 seguidores.
Câmara Municipal (foto abaixo) distanciamento do mercado de mídia já duram 15 meses

Apesar das promessas de ‘boa vontade’ tanto da prefeitura local quanto da Câmara, a ‘inércia’ junto à imprensa também está prejudicando dezenas senão uma centena de profissionais do meio jornalístico e de mídia, que sem recursos de campanhas institucionais, também não conseguem colaborar com a divulgação das ações tanto do Executivo quanto do Legislativo.
Mas eis que o grupo da imprensa em Valparaíso de Goiás começa a se mostrar unido, e juntos, podem, mesmo com desafios, trazer resultados para a comunidade local, especialmente cobrando por solução das demandas locais, que são várias. E ignorar a imprensa continua sendo uma ação não muito recomenda para qualquer político.
Leave a Reply