Fake news sobre sequestro de crianças leva terror em grupos de zap em Valparaíso

Notícias falsas sobre sequestro de ao menos três crianças circulam nos grupos de WhatsApp desde a última segunda-feira, dia 29 e deixam famílias amedrontadas

POR AMARILDO CASTRO

Quem participa de grupos de WhatsApp em Valparaíso de Goiás provavelmente se deparou com fotos de quatro rapazes e vários comentários na rede social sobre sequestro de crianças em Valparaíso de Goiás e Jardim Ingá, bairro de Luziânia-GO. cidades da chamada Região Metropolitana Sul do Distrito Federal. São comentários que supostamente existiria um grupo de jovens usando um Jeep Renegade branco, e que já teriam levado ao menos três crianças. No entanto, até onde apurou a reportagem do Blog do Amarildo as notícias são falsas.

Post ‘fake news’ publicado nas redes sociais em Valparaíso de Goiás nesta terça-feira, dia 30

De acordo com o  Major Eric Chiericato, do 20 Batalhão da Polícia Militar da cidade deValparaíso, em depoimento a um colaborador do Blog do Amarildo, o militar, que comanda quase uma centena de soldados em sua unidade, afirmou que nenhuma ocorrência envolvendo sequestro foi registrada em sua unidade policial, e que ao mesmo tempo, desconhece que isso tenha acontecido em outras unidades da região.

A reportagem do Blog do Amarildo recebeu informações de que o mesmo problema estaria ocorrendo ainda na Cidade Ocidental, com estratégia muito parecida com as outras cidades, ou seja, disseminação de notícias falsas.

Além dos posts feitos em grupos de WhatsApp alertando que haviam sequestro de crianças, pessoas ainda usaram vídeos de viaturas da PM de Valparaíso em comboio pelas ruas da cidade. Mas isso, na prática, apurou a reportagem, nada mais é que uma estratégia do 20 Batalhão da Polícia Militar para garantir a segurança da comunidade. Em muitos casos os policiais saem do Batalhão em comboio seguindo para uma determinada região, mas logo em seguida, as viaturas se dispersam naturalmente.

VIDEO USADO DE FORMA INADEQUADA SOBRE O TRABALHO DA POLÍCIA E DIVULGADO NAS REDES SOCIAIS. NA VERDADE, ESSE COMBOIO É ESTRATÉGIA DE SEGURANÇA DA PM, APUROU A REPORTAGEM DO BLOD DO AMARILDO

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*