Evento ocorreu neste domingo, dia 28 e foi bastante ‘esvaziado’ pela comunidade local devido à falta de divulgação e atrações artísticas. Gerência de Cultura tenta contornar o problema
POR AMARILDO CASTRO
Muita gente reclamando nas redes sociais, blogueiros sugerindo que artistas levem seus projetos à Administração do Guará para apresentações e ruas vazias. Assim foi durante todo o dia neste domingo, dia 28, quando foi realizado mais um evento Rota 156, ou Rua do Lazer, no Guará. A proposta inicial, há três anos, era fechar a avenida central do Guará II para um dia de lazer e cultura para a comunidade, o que não aconteceu de fato nesta última edição, que foi totalmente esvaziada por parte dos artistas da cidade. A reportagem apurou que a falta de uma política pública e de incentivos à cultura foram as principais causas da ausência dos músicos e outros artista que antes, levavam entretenimento para a comunidade.
Assim, durante todo o dia, esta edição da Rua do Lazer esteve bastante vazia, com poucas pessoas caminhando pela avenida, que ainda foi usada por cabos eleitorais para divulgar seus candidatos. Sem nenhum pudor, fizeram bandeiraços, barulho e entoaram os dingos de seus ‘chefes’ ou simpatizantes.
Moradores reclamam e ao mesmo tempo elogiam
Em breve passagem da reportagem do Blog do Amarildo pelo local, algumas curiosidades puderam ser ‘checadas’. “É de fato um momento meio triste não poder ver as bandas tocando aqui, as atividades de lazer, feiras de cachorros; a gente já estava acostumada”, disse Michele Gomes, que esteve no local com a mãe Daniela Gomes e tia Denise. Em contrapartida, ela disse que com as ruas mais vazias, abre mais espaço para as atividades de exercícios físicos.
Juliana Alvarenga, mãe do pequeno Henry, disse que prefere a Rua do Lazer com as atrações, e que do jeito que foi neste domingo, fica sem graça. “Criança precisa de uma brincadeira, um pula-pula, e hoje não teve nada disso”, reclamou.
Artistas sem incentivos
O principal motivo da ausência dos artistas na Rua do Lazer neste domingo, 28, apurou a reportagem do blog do Amarildo, foi a falta de uma política pública para valorizar os artistas da cidade. O músico e presidente do Conselho de Cultura do Guará, Rênio Quintas, defende que a Administração do Guará, assim como o governo local estabeleçam uma política de valorização aos artistas locais, inclusive remunerando por atividades de maior destaque. “Todos têm custos, seja com equipamento, combustíveis, entre outras despesas. Uma coisa é colaborar com alguns eventos, e outra é fazer sempre o mesmo trabalho sem nenhuma remuneração, então é precisa estabelecer uma parceria”, citou.
Gerência de Cultura do Guará se pronuncia
Procurada pela reportagem do Blog do Amarildo, a Gerência de Cultura do Guará, por meio do comando, Julimar dos Santos, informou que “durante quase um ano, antes da pandemia, conseguimos recuperar o prestígio e o público da rua do lazer, graças ao apoio e articulação entre diversos artistas e coletivos culturais, mesmo sem recursos a rua do lazer foi um espaço com muitas atrações culturais, quase sempre atuando voluntariamente ou com ajuda de custo, nesse retorno a administração através da Gerência de cultura optou por retomar com o projeto de forma orgânica, não é justo convidar artistas para se apresentarem sem cachê ainda mais depois de um dos piores momentos para o segmento por conta da pandemia”, citou.
“Estamos estudando meios de trazer a comunidade, artistas e coletivos de forma independente, assim como no eixao do lazer. A proposta da gerência de cultura é levar a atividade para outros pontos da Cidade, como QE 38, Guará I e Lúcio Costa, tendo em vista que a lei que institui a Rua do Lazer diz que a atividade deve acontecer todo final de semana e feriados”, comentou.
Julimar ainda pontuou que é importante citar que os locais devem ser definidos junto com a comunidade e órgãos competentes como a administração do Guará, Detran e DER.
“A Gerência de Cultura está articulando reuniões internas na Administração e junto com a comunidade, para definir os rumos desse importante momento de nossa cidade”, finalizou.
Deixe uma resposta