Feira do Guará passa a ser dirigida por ‘Comitê Gestor’, com feirantes e representantes do governo

  • Decisão foi tomada pelo governo local após vários impasses com a administração da feira, depois que eleição para a Ascofeg, em 2023, foi suspensa pela Justiça

POR AMARILDO CASTRO

Depois de várias polêmicas e imbróglios na gestão da Feira do Guará, fato que vem ocorrendo desde janeiro de 2024, quando uma nova diretoria da Ascofeg (associação que administra do local) tomou posse, e em seguida, a Justiça suspendeu a eleição que havia sido realizada em outubro de 2023, o governo local decidiu formar um ‘comitê gestor’ para administrar o local.

Assim, na tarde desta sexta-feira, dia 14, o próprio governo enviou representantes ao auditório da Administração da Feria do Guará para oficializar o trabalho, que na prática, já havia sido aprovado em 17 de dezembro de 2024.

Reunião teve presença de vários feirantes e bastante polêmica

Ao todo, são 11 pessoas, entre representantes do GDF e feirantes para a gestão da Feira do Guará. Esse mesmo comitê tem até o dia 19 de junho deste ano para as funções administrativas da feira. O responsável pelo Comitê Gestor da Feira do Guará é Cláudio José dos Anjos, diretor de Gestão de Mobiliário Urbano da Subsecretaria de Mobiliário Urbano e Apoio às Cidades (SUMAC), que prometeu agir com transparência e uma prestação de contas a cada 15 dias aos feirantes.

Ao Blog do Amarildo, a Administração do Guará esclareceu que acompanha o caso, sempre orientando a plena segurança jurídica nas ações da comissão. que reúne feirantes, servidores da Administração Regional e da Secretaria de Governo.

Cláudio dos Anjos foi nomeado como representante legal do Comitê Gestor da Feira do Guará

Os representantes do governo, durante a reunião, não deixaram muito claro se vai haver uma nova eleição para a gestão da feira nos próximos meses.

Arrecadação segue semanal, mas conta muda

Outro tema abordado foi a arrecadação aos feirantes, que segue de forma semanal. Mas os depósitos não serão mais feitos na conta da Ascofeg ou em alguma conta particular. O dinheiro arrecadado será depositado em uma conta indicada pelo Comitê Gestor da Feira do Guará, com prestação de contas de 15 em 15 dias.

Elogios de um lado, críticas de outro

O grupo de feirantes que acompanhou a reunião na Administração do Guará ficou a favor da gestão da feira pelo comitê gestor, enquanto outro ficou contra.

Durante o discurso de Cláudio dos Anjos, que afirmou agir com transparência e prestação de contas de 15 em 15 dias, várias pessoas aplaudiram. No entanto, muitos questionaram o que fazer com os 32 funicionários da Ascofeg, que na prática, deve ficar sem receber os salários, inclusive o pagamento do último dia 10, que ainda não teria sido feito. “O que vamos fazer, fechar uma associação com vários funcionários, são pais de família, de onde eles vão tirar o sustento”, disse o presidente eleito da Ascofeg, Valdinei Lima, que agora está impedido de exercer em definitivo o cargo.

Outros questionaram a questão jurídica para a tomada de decisão para a entrada do comitê gestor na Feira do Guará, dizendo que a Justiça não teria dado ‘ganho de causa’ para mudança na gestão.

Polêmica à parte, o projeto está ativo a partir de agora, ao menos que algo novo aconteça.

Notacda Redação: já era noite, quando a direção da Ascofeg ligou para o Blog do Amarildo e disse que por horas, a situação permanece a mesma devido a falta de um mandato judicial, assim, por horas, o Comitê Gestor ainda não haveria assumido o controle da feira e ainda não haveria uma data.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*