FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL 2023 ANUNCIA SELEÇÃO COMPLETA DE FILMES

Evento gratuito exibe longas de 8 de novembro a 9 de dezembro em 91 salas nas cinco regiões do país e no streaming

Uma nova edição do FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL começa no próximo dia 8 de novembro e se estende até 9 de dezembro em 91 salas espalhadas por mais de 60 cidades em todas as regiões do país e também no streaming. O evento ocorre gratuitamente tanto nas sessões presenciais de 19 produções quanto na programação completa disponível no site, além de ter sua tradicional avant-première no Auditório Oscar Niemeyer, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, marcada para 31 de outubro. O festival que completa 18 anos anuncia agora todos os 32 filmes que compõem a sua seleção, entre longas-metragens inéditos e as comédias clássicas italianas no foco da retrospectiva deste ano.
Entre os 16 lançamentos, algumas novidades são os dramas “A Invenção de um Crime” (Il Signore delle Formiche, 2022), de Gianni Amelio; “Billy” (2023), de Emilia Mazzacurati; “Contos de Domingo” (I Racconti Della Domenica, 2022), de Giovanni Virgilio; “Orlando” (2022), de Daniele Vicari; “Primadonna” (2022), de Marta Savina; e “Um Amor de Domingo” (La Quattordicesima Domenica del Tempo Ordinario, 2023), de Pupi Avati. O evento também apresenta as comédias “As Minhas Garotas de Papel” (Le Mie Ragazze di Carta, 2023), de Luca Lucini; “A Última Vez que Fomos Crianças” (L’ultima Volta Che Siamo Stati Bambini, 2023), de Claudio Bisio; e “O Primeiro Dia da Minha Vida” (Il Primo Giorno Della Mia Vita, 2023), de Paolo Genovese. O thriller “O Homem na Estrada” (L’Uomo Sulla Strada, 2022), de Gianluca Mangiasciutti, é outro destaque da programação.

Além disso, o evento exibirá outros longas inéditos, já anunciados anteriormente, como “A Sombra de Caravaggio” (L’Ombra di Caravaggio, 2022), drama de época dirigido por Michele Placido e com grande elenco, e cinco produções que foram pré-selecionadas pela Itália na sua escolha pelo candidato a representar o país na disputa do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024. São elas o drama “Ainda Temos o Amanhã” (C’è Ancora Domani, 2023), de Paola Cortellesi; o drama de época “A Terra das Mulheres” (La Terra delle Donne, 2023), de Marisa Vallone; o thriller “A Última Noite de Amore” (L’Ultima Notte di Amore, 2023), de Andrea Di Stefano; a comédia “Obrigado, Rapazes” (Grazie Ragazzi, 2023), de Riccardo Milani; e o drama “O Retorno de Casanova” (Il Ritorno di Casanova, 2023), de Gabriele Salvatores.

Na retrospectiva “A Comédia à Italiana”, o FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL 2023 leva ao público brasileiro 16 clássicos do país no gênero, sendo uma delas do mestre Federico Fellini, que a mesclou com outros gêneros na história do trio de vigaristas cujo líder muda sua atitude ao perceber que sua filha precisa de ajuda em “A Trapaça” (Il Bidone, 1955). O evento também resgata pares de obras de outros grandes nomes do cinema italiano como o roteirista e diretor Mario Monicelli, com “Brancaleone nas Cruzadas” (Brancaleone alle Crociate, 1970) e “Parente É Serpente” (Parenti Serpenti, 1992); a cineasta vencedora de um Oscar Honorário, Lina Wertmüller, com “Mimi, o Metalúrgico” (Mimí Metarllugico, Ferito Nell’ Onore, 1972) e “Por um Destino Insólito” (Travolti da an Insolito Destino nell’Azzurro Mare d’Agosto, 1974); e do diretor Luciano Salce, que chegou a trabalhar alguns anos na Vera Cruz, no Brasil, e está neste resgate com “Pato com Laranja” (L’Anatra all’Arancia, 1975) e “Arturo De Fanti Bancário e Precário” (Rag. Arturo De Fanti Bancario-Precario, 1980). Um dos pais da comédia italiana, Dino Riso está presente com um trabalho solo, “Pobres mas… Belas” (Poveri Ma Belli, 1957), e outro longa codirigido com Luigi Filippo D’Amico e Luigi Zampa, “Esses Nossos Maridos” (I Nostri Mariti, 1966).

O festival ainda traz mais títulos clássicos de várias décadas e origens ao público brasileiro. Representando a Sardenha, Nanni Loy está na seleção com “Golpe dos Eternos Desconhecidos” (
Audace Colpo dei Soliti Ignoti, 1959), enquanto Alberto Lattuada, nascido na região da Lombardia, está com “Venha Tomar Café Conosco” (Venga a Prendere il Caffè… Da Noi, 1970). Luigi Comencini, da província de Bréscia, é lembrado com “O Gato” (Il Gatto, 1977); Pasquale Festa Campanile, da região da Basilicata, com “Rugantino, o Conquistador” (Rugantino, 1973); e Giuseppe Bertolucci, da cidade de Parma, assim como seu famoso irmão Bernardo, com “Berlinguer, I Love You” (Berlinguer, ti Voglio Bene, 1977). Para completar, os romanos Steno e Elio Petri são recordados com “Amor à Italiana” (Amore all’Italiana, 1966) e “A Propriedade Não É Mais um Roubo” (La Proprietà Non È Più un Furto, 1973), respectivamente.

FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL foi fundado pela Câmara do Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, e conta com a colaboração e patrocínio da Embaixada da Itália. É importante ressaltar que a Pirelli será, pelo terceiro ano consecutivo, o Patrocinador Master do Festival, reconfirmando uma tradição da empresa de incentivar a cultura italiana no Brasil, contribuindo de forma concreta ao grande sucesso do Festival.

O evento já está confirmado nas cidades: São Paulo (SP), Campinas (SP), Cordeirópolis (SP), Mococa (SP), Piracicaba (SP), Registro (SP), Rio Claro (SP), Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Areal (RJ), Barra do Piraí (RJ), Cordeiro (RJ), Casimiro de Abreu (RJ), Duque de Caxias (RJ), Engenheiro Paulo de Frontin (RJ), Guapimirim (RJ), Itaocara (RJ), Niterói (RJ), Nova Friburgo (RJ), Petrópolis (RJ), Santa Maria Madalena (RJ), São João de Meriti (RJ), Teresópolis (RJ), Belo Horizonte (MG), Barbacena (MG), Jacutinga (MG), Juiz de Fora (MG), Lavras (MG), Ouro Preto (MG), São João del Rei (MG), Tiradentes (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Viçosa (MG), Porto Alegre (RS), Antônio Prado (RS), Caxias do Sul (RS), Erechim (RS), Farroupilha (RS), Flores da Cunha (RS), Passo Fundo (RS), Santa Maria (RS), Goiânia (GO), Anápolis (GO), Caldas Novas (GO), Itumbiara (GO), Jataí (GO), Salvador (BA), Vitória (ES), Aracruz (ES), Blumenau (SC), Joinvillle (SC), Nova Veneza (SC), Recife (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Manaus (AM), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Belém (PA), Fortaleza (CE), São Luis (MA), Porto Velho (RO), Aracaju (SE). A lista completa das cidades e salas está disponível aqui.

Aurora Giovinazzo e Lorenzo Richelmy em O HOMEM NA ESTRADA (2022), que está na programação do festival (Foto: Divulgação)
 
FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL 2023
SELEÇÃO DE FILMES

Filmes inéditos

Ainda Temos o Amanhã (C’è Ancora Domani, 2023)
País: Itália 
Duração: 118 minutos
Gênero: Drama
Direção: Paola Cortellesi
Elenco: Paola Cortellesi, Valerio Mastandrea
Sinopse: Em uma Roma pós-guerra dos anos 40, dividida entre o otimismo da libertação e as misérias, vive Delia, uma mulher dedicada, esposa de Ivano e mãe de três filhos. Esses são os papéis que a definem e ela está satisfeita com isso. Enquanto seu marido Ivano age como o chefe autoritário da família, Delia encontra consolo em sua amiga Marisa. A família se prepara para o noivado da filha mais velha, Marcella, que vê no casamento uma saída para uma vida melhor. No entanto, a chegada de uma carta misteriosa dá a Delia a coragem para questionar seu destino e de sua família e, talvez, encontrar sua própria liberdade. Entre segredos e reviravoltas, este drama emocionante explora o poder do amor e da escolha em tempos difíceis.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=dD8ru7mFXuo

A Invenção de um Crime (Il Signore delle Formiche, 2022)
País: Itália
Duração: 130 minutos
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos
Direção: Gianni Amelio
Elenco: Luigi Lo Cascio, Elio Germano, Sara Serraiocco, Leonardo Maltese
Sinopse: Itália, anos 60. Aldo Braibanti é um influente dramaturgo condenado por plágio e seu aluno é internado em um hospital psiquiátrico. Inspirado em eventos reais, o filme retrata a história de várias vozes, incluindo familiares, amigos, acusadores e apoiadores, enquanto um jornalista busca a verdade em meio a suspeitas e censuras. Amelio lembra o caso Braibanti denunciando uma Itália homofóbica e intolerante. O filme foi apresentado no 79o Festival de Cinema de Veneza, sendo vencedor do Prêmio Brian e Leonardo Maltese recebendo como revelação o Prêmio NuovoImaie Talent.
Trailer: https://youtu.be/T3cHUdaCCo0

As Minhas Garotas de Papel (Le Mie Ragazze di Carta, 2023)
País: Itália
Duração: 100 minutos
Gênero: Comédia
Classificação: 12 anos
Direção: Luca Lucini
Elenco: Maya Sansa, Andrea Pennacchi, Alvise Marascalchi, Cristiano Caccamo,
Sinopse: Comédia que narra dois momentos decisivos na vida de três adolescentes: a transição da puberdade para a pré-adolescência, vivida entre primeiros amores e jogos de rúgbi, e a mudança do mundo rural para o mundo urbano. Ambientado no final dos anos 70, na região de Treviso, Luca Lucini busca retratar a perda de inocência de um país por meio da história de uma família que passa por uma mudança radical de vida. Captura um período histórico de grandes transformações sociais e econômicas, no qual até mesmo os tradicionais cinemas comunitários são obrigados a se adaptar com programações eróticas para evitar a falência. Comédia irresistível que capta a essência das mudanças pessoais e sociais que moldaram a Itália da época, proporcionando uma jornada repleta de risadas e reflexões.
Trailer: https://youtu.be/VnxDYY_hCV0


A Sombra de Caravaggio (L’Ombra di Caravaggio, 2022)
País: Itália
Duração: 120 minutos
Gênero: Drama
Classificação: 14 anos
Direção: Michele Placido
Elenco: Riccardo Scamarcio, Isabelle Huppert, Louis Garrel, Vinicio Marchioni, Lolita Chammah, Micaela Ramazzotti, Michele Placido.
Sinopse: O filme retrata a vida do renomado artista Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio. Ambientado em 1609, o filme explora as profundas contradições e o tormento interior do artista. Caravaggio, um rebelde e inquieto, é retratado como uma verdadeira estrela do seu tempo, com sua genialidade artística e sua vida transgressora. Enquanto aguarda o perdão papal para escapar de uma sentença de morte, ele encontra refúgio na família Colonna, onde suas obras de arte e sua personalidade conturbada deixam uma marca duradoura. O filme apresenta um retrato fascinante de um artista à frente de seu tempo, enquanto enfrenta o poder oculto que o ameaça. “A Sombra de Caravaggio” é um mergulho nas luzes e sombras da vida e da arte desse icônico pintor italiano.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=vezw7dkVvuE


A Terra das Mulheres (La Terra delle Donne, 2023)
País: Itália
Duração: 104 minutos
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos
Direção: Marisa Vallone
Elenco: Paola Sini, Valentina Lodovini, Alessandro Haber, Jan Bijvoet
Sinopse: Em uma Sardenha rural durante a Segunda Guerra Mundial, vive Fidela, a sétima filha, uma mulher considerada uma bruxa pela tradição popular. Ela encontra amor e conexão com a terra e a água, mas também enfrenta o desafio de ser diferente em uma sociedade que busca conformidade. Quando Fidela se torna mãe de uma criança confiada a ela, sua vida é transformada e ela descobre a força de sua própria identidade. Uma história envolvente sobre empoderamento feminino, aceitação, maternidade e a busca pela verdadeira liberdade.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ug9wBSy4UBg


A Última Noite de Amore (L’Ultima Notte di Amore, 2023)
País: Itália
Duração: 124 minutos
Gênero: Thriller
Classificação: 16 anos
Direção: Andrea Di Stefano
Elenco: Pierfrancesco Favino, Linda Caridi, Antonio Gerardi, Francesco Di Leva
Sinopse: Dizem que Franco Amore é Amor de nome e de fato. Sobre si mesmo, ele conta que durante toda a vida procurou ser uma pessoa honesta, um policial que em 35 anos de honrada carreira nunca disparou contra um homem. Essas são as palavras que Franco escreveu em seu discurso que fará no dia seguinte, após sua última noite de serviço. Mas aquela noite será mais longa e difícil do que ele jamais poderia imaginar. E colocará em perigo tudo o que é importante para ele: o trabalho como servidor do Estado, o grande amor por sua esposa Viviana, a amizade com o colega Dino, sua própria vida. Naquela noite, tudo se entrelaça freneticamente pelas ruas de uma Milão onde parece que a luz nunca chega.
Trailer: https://youtu.be/UPd_Ooaqia0


A Última Vez que Fomos Crianças (L’ultima Volta Che Siamo Stati Bambini, 2023)
País: Itália / França
Duração: 90 minutos
Gênero: Comédia
Direção: Claudio Bisio
Elenco: Alessio Di Domenicoantonio, Vincenzo Sebastiani, Carlotta De Leonardis, Lorenzo McGovern Zaini, Claudio Bisio
Sinopse: Roma, 1943. Quatro crianças, incluindo Italo, filho de um líder fascista, e Riccardo, de uma família judia, formam uma amizade inseparável em meio à guerra. Quando Riccardo é capturado pelos nazistas, seus amigos embarcam em uma missão arriscada para resgatá-lo, viajando por uma Itália devastada. Paralelamente, dois adultos, Agnese e Vittorio, partem em busca das crianças, enfrentando desafios e diferenças pessoais. A jornada revela a inocência da infância contrastando com os horrores da guerra, culminando em um desfecho impactante.
Trailer: https://youtu.be/AiziPLXnG-A


Billy (Billy, 2023)
País: Itália
Duração: 97 minutos
Gênero: Drama
Classificação: 14 anos
Direção: Emilia Mazzacurati
Elenco: Matteo Oscar Giuggioli, Carla Signoris, Alessandro Gassmann, Giuseppe Battiston
Sinopse: Billy era um jovem prodígio. Aos nove anos, ele criou e apresentou um podcast musical de grande sucesso. Agora, aos 19 anos, Billy enfrenta uma crise de identidade e incerteza sobre seu futuro. Ele vive com sua excêntrica mãe, tem uma paixão secreta por uma garota e se relaciona principalmente com crianças entre 8 e 12 anos. Tudo muda quando ele tem um encontro inesperado com seu ídolo de infância, um músico desaparecido há anos. Esse encontro leva Billy a repensar seu caminho e encontrar uma nova perspectiva para enfrentar o futuro. No entanto, nem sempre as coisas acontecem como esperamos, e Billy terá que lidar com desafios e descobrir seu verdadeiro destino.
Trailer: https://youtu.be/3IT49Ar7cBg


Contos de Domingo (I Racconti Della Domenica, 2022)
País: Itália
Duração: 101 minutos
Gênero: Drama
Classificação: 12 anos
Direção: Giovanni Virgilio
Elenco: Alessio Vassallo, Stella Egitto, Paolo Briguglia, Vincent Riotta, Nino Frassica
Sinopse: O filme abrange quarenta anos da história italiana e siciliana, desde 1934 até a morte de Aldo Moro, através da história de Francesco, um homem íntegro que luta contra as adversidades e narra sua vida por meio de cartas ao pai ausente, revelando sua jornada desde a infância até se tornar um amado prefeito. Enfrentando a resistência dos poderosos e a influência da máfia, Francesco desafia as normas sociais e luta pelos direitos e deveres de seu povo. Esta obra cuidadosa e envolvente captura a essência da história da Itália e da Sicília, ao mesmo tempo em que celebra o poder da integridade e da liderança justa. É a história de um homem que, crescendo sem um pai, tornou-se o pai de todos os seus cidadãos.
Trailer: https://youtu.be/nctQkRDq7XI


Obrigado, Rapazes (Grazie Ragazzi, 2023)
Direção: Riccardo Milani
Elenco: Antonio Albanese, Sonia Bergamasco, Vinicio Marchioni, Giacomo Ferrara
País: Itália
Ano: 2023
Duração: 117 minutos
Gênero: Comédia
Classificação: 12 anos
Sinopse: Antonio, um ator desempregado, aceita ensinar teatro em uma prisão. Ao descobrir o talento dos detentos, ele decide encenar a famosa comédia de Samuel Beckett, “Esperando Godot”. Conforme os detentos se entregam à arte, descobrem o poder transformador da expressão e encontram esperança além dos muros da prisão. Uma história emocionante sobre redenção, transformação e o poder do teatro como forma de expressão e resgate da esperança. Um filme com um claro propósito social, contado com simplicidade encantadora.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Z-Jw1cnppJ4


O Homem na Estrada (L’Uomo Sulla Strada, 2022)
País: Itália
Duração: 110 minutos
Gênero: Thriller
Classificação: 14 anos
Direção: Gianluca Mangiasciutti
Elenco: Aurora Giovinazzo, Lorenzo Richelmy, Astrid Casali, Eugenio Gradabosco
Sinopse: Irene é uma jovem assombrada pela morte de seu pai nas mãos de um motorista fugitivo. Determinada a encontrar justiça, ela se envolve com Michele, o dono da fábrica onde trabalha, sem saber que ele é o responsável pelo trágico acidente. À medida que os sentimentos de proteção se transformam em amor, Irene se vê dividida entre vingança e afeição. Enquanto a verdade se aproxima, algo inesperado acontece, desafiando o destino de ambos. Um suspense emocionante que mergulha nas complexidades da culpa, segredos e redenção.
Trailer: https://youtu.be/tzqO2_yWfvU


O Primeiro Dia da Minha Vida (Il Primo Giorno Della Mia Vita, 2023)
País: Itália
Duração: 121 minutos
Gênero: Comédia
Classificação: 16 anos
Direção: Paolo Genovese
Elenco: Toni Servillo, Valerio Mastandrea, Margherita Buy, Sara Serraiocco
Sinopse: Um homem misterioso se apresenta a quatro pessoas que atingiram o fundo do poço e desejam acabar com suas vidas, para propor-lhes um pacto: uma semana para redescobrirem o amor pela vida. Seu propósito é oferecer a possibilidade de ver como o mundo seria sem elas e ajudá-las a encontrar um novo significado para suas existências. Uma história sobre a força de recomeçar quando tudo ao redor parece desmoronar.
Trailer: https://youtu.be/oWElOMT3j9w


O Retorno de Casanova (Il Ritorno di Casanova, 2023)
País: Itália
Duração: 95 minutos
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos
Direção: Gabriele Salvatores
Elenco: Toni Servillo, Sara Serraiocco, Fabrizio Bentivoglio, Natalino Balasso, Antonio Catania
Sinopse: Leo Bernardi, um aclamado diretor de cinema em sua última obra, escolhe contar a história de Casanova de Arthur Schnitzler, um personagem incrivelmente parecido com ele, mais do que ele mesmo pode imaginar. Schnitzler retrata um Casanova que já superou sua juventude, seus tempos de glória ficaram para trás: ele não possui mais seu charme e poder sobre as mulheres, não tem dinheiro no bolso, não tem mais vontade de percorrer a Europa. Assim como o lendário sedutor, Bernardi enfrenta seu próprio envelhecimento e questionamentos sobre a vida. Enquanto se prepara para o Festival de Cinema de Veneza, ele lida com competição, amor e o inevitável passar do tempo. Com referências ao cinema de Fellini, “Il Ritorno di Casanova” é um filme de atmosfera envolvente e uma atuação intensa de Toni Servillo.
Trailer: https://youtu.be/WRBs7a09kig

Orlando (Orlando, 2022)
Direção: Daniele Vicari
Elenco: Michele Placido, Angelica Kazankova, Fabrizio Rongione, Federico Pacifici
País: Itália / Bélgica
Duração:  122 minutos
Gênero: Drama
Classificação: 12 anos
Sinopse: Orlando é um idoso que vive isolado nas montanhas da Itália central. Quando recebe a notícia de que seu filho precisa de ajuda, ele parte pela primeira vez em sua vida. Ao chegar em Bruxelas, descobre que tem uma sobrinha de 12 anos chamada Lyse. Apesar das diferenças entre eles, Orlando e Lyse acabam percebendo que precisam um do outro. O filme explora a relação entre o passado e o futuro, representados por Orlando e Lyse, em meio às suas vidas distintas no campo e na cidade. Orlando é uma história dedicada à busca de sentido em um mundo em constante transformação. Com Michele Placido em um de seus papéis mais intensos.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=uBV0ElBlcZ0


Primadonna (Primadonna, 2022)
País: Itália / França

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*