Finais dos jogos escolares vão definir representantes do Rio nas disputas nacionais

by Amarildo Castro
  • Campeões do ciclismo, triathlon e xadrez irão representar o time no Jebs e nos Jogos da Juventude

Os Jogos Escolares do Rio de Janeiro entraram nas etapas finais! Nos próximos dias, acontecem as disputas classificatórias para as próximas competições nacionais das modalidades de ciclismo, triathlon e de xadrez. Os campeões das disputas irão representar o Time RJ nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e nos Jogos da Juventude, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Todas as disputas serão realizadas na região metropolitana no Rio. O Jerj é uma realização da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do RJ (FEERJ).

-É inspirador ver o nível de dedicação dos nossos jovens atletas. Cada conquista reflete o compromisso deles com o esporte e com seus sonhos. Estamos vendo nascer aqui a próxima geração de representantes do Rio de Janeiro no cenário esportivo brasileiro – destacou o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani. 

Como estamos no período de férias escolares, as competições começam nesta quinta-feira (17/07), com o basquete, em Guaratiba, que segue até sexta-feira.

No sábado (19/07), tem a final do de xadrez, no Colégio Pedro II, em São Cristóvão, zona norte da capital. No domingo (20/07), o Parque Olímpico de Deodoro será palco das disputas de ciclismo e triathlon. Todas as competições terão início às 8h, com exceção do triathlon, que será às 10h.

Também no sábado (19/07), Niterói será sede das partidas de handebol, enquanto Guaratiba receberá os jogos de vôlei. E no domingo (20/07), as duas modalidades continuam nos mesmos locais. A competição de futsal também começa no domingo, em Guaratiba, e segue até segunda-feira (21/07).

Nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro, estudantes de 11 a 17 anos competem em 20 modalidades individuais e coletivas. As etapas classificatórias abrangem as cinco regiões do estado.  Este ano, o torneio bateu recorde histórico de participação, com mais de 9 mil estudantes inscritos de escolas públicas e privadas de todas as regiões do estado, quase o dobro do recorde anterior, que era de pouco mais de 5 mil atletas.

Além de troféus e medalhas, os vencedores ganham a oportunidade de representar o Rio de Janeiro no Jebs, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e nos Jogos da Juventude, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).  O projeto não tem custo para as escolas e os alunos recebem um kit participante cedido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que também presta apoio logístico na competição.

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) é responsável pelo fornecimento de água potável aos atletas durante os Jogos, em conformidade com a Lei da Hidratação, que obriga a oferta gratuita de água potável em eventos esportivos e culturais.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário