Finca-Pé: Estórias da terra segue em cartaz até 23 de novembro no CCBB Brasília

by Amarildo Castro

Com mais de 90 mil visitantes nas passagens por Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, mostra de Antonio Obá propõe um reencontro poético com o território e os vínculos entre arte, memória e pertencimento.

Materiais de uso exclusivo para imprensa em https://agenciagalo.com/oba/

Antonio Obá | Ka’a pora.

Foto: Diego Bresani.

Brasília (DF), novembro de 2025 – A exposição Finca-Pé: Estórias da terra, de Antonio Obá, segue em cartaz até 23 de novembro de 2025 no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília). Após passar por Belo Horizonte e Rio de Janeiro, o projeto encerra sua circulação nacional na capital federal, onde o artista revisita o território que moldou sua experiência e sensibilidade. Com entrada gratuita, os ingressos podem ser reservados no site bb.com.br/cultura ou retirados diretamente na bilheteria do CCBB Brasília.

Com mais de cinquenta obras — entre pinturas, desenhos, instalação e filme-performance —, a mostra propõe um mergulho nas relações entre corpo, terra e espiritualidade. Em Brasília, o conjunto ganha novas camadas de leitura ao ocupar o edifício do CCBB com uma expografia especialmente concebida para dialogar com a arquitetura e o ambiente do Cerrado.

“Por mais que seja o mesmo corpo de trabalho, nunca é a mesma exposição. O espaço físico, a cidade, as pessoas, tudo transforma o encontro com as obras. Em Brasília, há um atravessamento inevitável: é o lugar de onde vim, onde está enterrado o meu umbigo, e essa volta é também um reconhecimento íntimo que se abre para outras leituras”, afirma o artista.

Exposição em cartaz no CCBB Brasília.

Foto: Diego Bresani.

A exposição apresenta obras como Ka’a pora (2024), instalação formada por 24 esculturas de pés em bronze adornados com galhos, que remete ao ciclo de resistência e renovação do Cerrado após a seca e o fogo. Outros trabalhos, como a série Crianças de Coral – nigredo/coivara (2024–2025), revelam o processo experimental do artista, que manipula carvão em pó e pigmentos naturais para criar retratos que vibram entre presença e desaparecimento. O filme-performance Encantado, inédito no Brasil, marca o retorno de Obá à linguagem audiovisual e amplia as dimensões sensoriais da mostra.

Com curadoria de Fabiana Lopes, Finca-Pé: Estórias da terra também apresenta obras do mineiro Marcos Siqueira, artista convidado natural da Serra do Cipó, cujos trabalhos feitos a partir da terra expandem o diálogo sobre matéria, paisagem e ancestralidade.

Sobre o CCBB Brasília

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) foi inaugurado em 12 de outubro de 2000. Sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.

Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, dispõe de amplos espaços de convivência, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.

Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, projeto contínuo de arte-educação, que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz, acolhendo o público espontâneo e, especialmente, estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, por meio de visitas mediadas agendadas. Em 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, cuja renovação anual ratifica o compromisso da instituição com a gestão ambiental e a sustentabilidade.

Vem pro CCBB

A ação “Vem pro CCBB” conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes. A van fica estacionada próxima ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso, no site, na bilheteria do CCBB ou, ainda, pelo QR Code na própria van. Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede sua utilização. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code, que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo.

Horários da van – de quinta a domingo:   

Biblioteca Nacional – CCBB: 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h   

CCBB – Biblioteca Nacional: 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30, 20h30 e 21h30 

SERVIÇO

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF

Finca-Pé: Estórias da terra

Período: até 23 de novembro de 2025, das 09h às 21h (entrada nas galerias 1 e 2 até 20h40)

Classificação indicativa: Livre

Ingressos em www.bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Brasília

Entrada gratuita

Informações:

Telefone: (61) 3108-7600

E-mail: ccbbdf@bb.com.br

Site: bb.com.br/cultura

Instagram: @ccbbbrasilia

Youtube: Bancodobrasil

Postagens relacionadas

Deixe um comentário