- Evento teve início nesta quinta-feira, 21, na Univali
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está sediando o 1º Fórum Nacional de Nutricionistas na Assistência Social. O evento, que reúne cerca de 200 profissionais de todo o Brasil, teve início nesta quinta-feira, 21. O Fórum é promovido pelo Coletivo de Nutricionistas do Sistema Único de Assistência Social em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Secretaria Nacional de Assistência Social, Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Conselho Federal de Nutricionistas (CFN).
O evento visa debater a atuação do nutricionista na assistência social e conta com a participação de profissionais e gestores da área da saúde de 18 estados.
“Este evento é um marco, pois além de ser a primeira vez que estamos discutindo a atuação do nutricionista na assistência social, estamos compartilhando experiências de profissionais que já atuam nesta área mesmo sem o reconhecimento legal da atividade. São diversos órgãos públicos e atores envolvidos neste segmento reunidos para discutir, fomentar e reconhecer este trabalho diante de um cenário de aumento da insegurança alimentar e da fome. Queremos saber como está, em cada região do país, o atendimento às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e que não tem acesso a políticas públicas nessa área”, afirmou o diretor do CFN, Alexsandro Wosniaki.
A programação, que segue até sexta-feira, 22, contempla ainda a 1ª Mostra de Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Assistência Social e a Conferência Livre Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional na Assistência Social.
“Para a Univali é um privilégio sediar este evento, pois esta é uma pauta complexa e que precisa ser discutida sob diferentes perspectivas. O relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo, publicado em julho pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, mostra uma piora dos indicadores de fome e insegurança alimentar no Brasil. Por isso, este Fórum fortalece ações para a promoção da soberania alimentar, bem como amplia o debate sobre o direito a uma alimentação adequada e saudável que todo ser humano deveria ter”, destacou a diretora da Escola de Ciências da Saúde da Univali, professora Priscila de Souza.
Colaboração de Roberta Ramos SC 02078 JP Gerência de Marketing e Comunicação
Deixe uma resposta