Fórum sobre poluição plástica reunirá cientistas e sociedade em Campinas, no dia 18 de novembro, na Unicamp

by Amarildo Castro

Evento discutirá impactos, desafios e soluções para enfrentar a crise ambiental dos plásticos

Projeto Temático atua sob coordenação de Unicamp, UFSCar e USP (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil).
A contaminação plástica e microplástica é um dos maiores desafios ambientais da atualidade e estará no centro das discussões do Fórum Permanente “Do ideal ao aplicável: limites, possibilidades e desafios do combate à poluição plástica”, que será realizado de forma presencial no dia 18 de novembro, no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas. O evento é organizado por projeto de pesquisa sobre plásticos e agrotóxicos, conduzido por pesquisadores da própria Unicamp, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade de São Paulo (USP).

O Fórum nasce da necessidade de articular soluções práticas para o problema global e coloca à mesa agentes de referência em pesquisas sobre o tema, convidando também representantes de outros campos para debater o assunto. A proposta é apresentar o cenário em que se encontra a poluição plástica e promover o diálogo entre diferentes setores para avançar na construção de políticas públicas e estratégias de enfrentamento.

“O combate à poluição plástica exige a integração da Ciência com a sociedade civil organizada, a indústria, poder público, mídia. É necessário um movimento conjunto e articulado para gerar uma força capaz de transformar esse conhecimento em ações concretas”, destaca Cassiana Montagner, docente no Instituto de Química (IQ) da Unicamp e uma das responsáveis pela organização do evento.
É esperado um público de aproximadamente 100 pessoas, incluindo pesquisadores, professores, representantes da indústria, gestores públicos e jornalistas. O evento integra o programa dos Fóruns Permanentes da Unicamp e é parte das atividades do Projeto Temático “Destino e impactos de microplásticos e pesticidas em matrizes aquáticas e terrestres em contextos agrícolas” (Fapesp nº 2022/12104-4), conhecido como PLAST-AGROTOX e coordenado por Cassiana Montagner, Walter Waldman e Evaldo Espíndola (da Escola de Engenharia de São Carlos/USP).

Os Fóruns Permanentes da Unicamp são realizados pela Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC/Unicamp). A participação é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas. Para participar, é necessário realizar a inscrição no link: Inscrição ExtECult

Confira a programação:Mesa 1 – Poluição plástica e microplástica: estado da arte, combates possíveis e soluções em andamentoDas 9h15 às 12h
Palestra 1: Poluição plástica: ecotoxicidade, biomonitoramento e estratégias de mitigação – Ana Luísa Patrício Silva (Departamento de Química/Universidade de Aveiro, de Portugal)Palestra 2: É possível prevenir a geração do resíduo plástico? – Ana Paula Bortoleto (Departamento de Infraestrutura e Ambiente/Unicamp)Palestra 3: Circularidade de plástico: estamos fechando o ciclo ou fugindo dele? – Caio Gomide Otoni (Instituto de Química/Unicamp) Debatedores: Raquel Aparecida Moreira (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos/USP) e Cassiana Montagner (IQ/Unicamp)

Mesa 2 – Um diálogo (im)possível? Como diferentes setores podem trabalhar juntos no combate à poluição plásticaDas 14h às 17h
Palestra 1: Políticas plásticas: infraestruturas, gestão de resíduos e ativismos socioambientais no Rio de Janeiro – Maria Raquel Passos Lima (Departamento de Antropologia/UERJ)Palestra 2: Polímeros e crise ambiental: desafios da produção à reciclagem sob a ótica da responsabilidade compartilhada – Sandra Andrea Cruz (Departamento de Química/UFSCar)Palestra 3: Avanços e oportunidades da indústria no enfrentamento à poluição plástica – Carolina Ponce de León (Coordenação de Circularidade da Associação Brasileira de Indústria Química – Abiquim)Debatedores: Walter Waldman (Departamento de Física, Química e Matemática/UFSCar) e Mariana Pezzo (Instituto da Cultura Científica/UFSCar)

Postagens relacionadas

Deixe um comentário