Fotógrafo brasileiro representa o Brasil em premiação internacional de fotografia

A obra de Andrei Polessi será exposta no evento The Independent Photographer, em Londres

‘Lalibela’, de Andrei, é uma das obras finalistas do concurso do The Independent Photographer – Crédito: Andrei Polessi

O fotógrafo, escritor e artista gráfico Andrei Polessi, reconhecido por suas viagens a destinos inusitados e sua sensibilidade em captar histórias humanas, ficou entre os finalistas no concurso “Photography Award 2025” , do The Independent Photographer, na categoria Visual Story, com a obra ‘Lalibela’, que será exposta na PBC Gallery, em Londres, no final deste ano. Além disso, o artista lançou em dezembro de 2024 seu novo livro, “Rascunho: Paisagens Humanas”, onde reúne suas experiências em duas expedições no continente africano.

Fundada em 2016, a The Independent Photographer é uma rede global destinada a apoiar e valorizar artistas emergentes. A plataforma organiza concursos fotográficos mensais com temas variados, julgados por fotógrafos renomados e editores de instituições prestigiadas, como Magnum Photos, Time, Vogue, The Guardian e National Geographic . A comunidade da Independent Photographer alcança uma audiência de mais de dois milhões de pessoas anualmente, oferecendo aos fotógrafos uma plataforma para exibir seu talento e criatividade. Confira a lista dos finalistas que também irão exportar, junto com Andrei, no site: https://independent-photo.com/winners/#winners-info .

Andrei Polessi é fotógrafo, escritor e artista – Crédito: Divulgação

O escritor participou de todas as seleções e avaliações e chegou na final, conquistando o 4º lugar no ranking mundial da categoria Visual Story . Como um dos finalistas, ele participará do evento em Londres, onde irá expor ‘Lalibela’ junto com outros novos fotógrafos do mundo todo. Uma das profissionais que avaliaram sua obra é a jurada Elizabeth Krist, editora sênior da revista National Geographic.

Andrei revela que concursos nunca foram seu foco: “Talvez pelo fato da competição em si, algo que para a arte não sei se vejo muito sentido; até porque sei que muitas imagens incríveis de outros fotógrafos acabaram ficando de fora dessa seleção”. O artista conta estar animado com a oportunidade, principalmente pela chance de compartilhar seu trabalho. “Conseguir um alcance cada vez maior para os artistas brasileiros, internacionalmente”, completa.

Polessi contou a história por trás da foto finalista do concurso. Ele esteve na Etiópia, onde passou o dia fotografando, e se encontrou em uma reunião religiosa da região. ” A força mais poderosa do nosso planeta é a fé. Eu sempre achei que era o amor, mas na minha opinião, depois que eu vi isso, eu passei a achar que é a fé. Porque a fé, às vezes, é tamanha que ela passa por cima do amor, do amor próprio, do amor aos outros”, diz.

O fotógrafo revela ter ficado extremamente emocionado ao ver a devoção das pessoas. A celebração, típica do cristianosmo ortodoxo, religião praticada no país africano, aconteceu na madrugada de sábado para domingo de Páscoa. Ele esteve acompanhado de um produtor local, que o ajudou a chegar no meio da multidão para conseguir fazer os registros: “ Ou seja, essa foto só foi possível porque esse cara me colocou nesse lugar”, conta.

Com uma carreira marcada pela colaboração em revistas e portais de viagem, Polessi também é cofundador do Instituto Dharma, instituição com foco em projetos humanitários. Desde 2007, organiza expedições culturais e fotográficas para regiões como Índia e Nepal, compartilhando sua visão única de mundo com outros viajantes.

Andrei lançou o livro “Rascunhos: Paisagens Humanas” em dezembro de 2024. A obra, que Pollessi concebeu integralmente – da escrita à edição –, é um mosaico de experiências acumuladas em suas jornadas por mais de 50 países. Inspirado principalmente por suas expedições no continente africano, “Rascunho: Paisagens humanas” transcende a fotografia, unindo textos profundos e imagens que são convites à reflexão. Segundo o autor, “minhas paisagens são humanas. São as pessoas que me dão perspectiva, que me alcançam qualquer horizonte”.

Sobre Andrei Polessi

Andrei Polessi é fotógrafo, escritor e artista gráfico, com mais de 50 países no currículo. Especialista em capturar paisagens humanas, é colaborador de revistas e portais de viagem. Co-fundador do Instituto Dharma, já foi voluntário em trabalhos de ajuda humanitária em 4 continentes. Residente em Campinas, dedica sua arte a explorar as conexões entre pessoas, culturas e histórias. Viaja frequentemente para o Nepal e Índia, desde 2007, liderando grupos para expedições de experiência cultural e de fotografia em locais remotos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*