Deputado destacou importância do evento durante lançamento da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno
Na manhã desta segunda, 05, o deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) participou da coletiva de imprensa de lançamento da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, realizada no Cineteatro Afipe, em Trindade. Na ocasião, estiveram presentes a secretária estadual de Cultura Yara Nunes, o prefeito Marden Júnior (União Brasil) e o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Padre Marco Aurélio.
O parlamentar, que é membro da Comissão de Turismo na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e também um dos colaboradores da festa, agradeceu o apoio do secretariado municipal e do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), além de ressaltar o protagonismo de todos colaboradores que trabalham para que o evento aconteça: “Trindade está bem amparada para que essa romaria seja a maior de todos os tempos. A nossa missão e nossa vontade é fazer o bem, fazendo com que essa festa chegue ao patamar de ser a maior romaria do Brasil. Tenho certeza que Trindade tem essa capacidade”.
O anfitrião Padre Marco Aurélio, destacou que a parceria com a Alego e com as gestões estadual e municipal é de extrema relevância para que melhorias sejam levadas para a Capital da Fé: “Só conseguimos realizar a Romaria com a parceria da prefeitura de Trindade e do Estado de Goiás. Sem essa unidade nós não fazemos acontecer. E graças a sensibilidade do prefeito Marden Júnior e do governador Ronaldo Caiado, temos um suporte valioso”.
De acordo com prefeito, a expectativa é que durante os 10 dias de festa, R$ 40 milhões girem no município e mais de 6 mil empregos diretos ou indiretos sejam gerados. Já segundo a secretária de Cultura Yara Nunes, o evento movimenta áreas como a cultura, tradição, cidadania e principalmente a economia. Ela ainda declara que os preparativos para os dias de festa acontecem logo no início do ano, no mês de janeiro: “Todas as secretarias se uniram para conseguir trazer uma estrutura completa do Governo do Estado de Goiás para o município e não somente para a prefeitura, mas também para o santuário. Desde janeiro estamos em contato com as pessoas da cidade e recebendo a equipe do prefeito e da Basílica para vermos o que efetivamente era necessário”.
A celebração, que vai do dia 23 de junho a 2 de julho, tem como tema “O Pai Eterno nos chama e envia” e espera receber mais de três milhões de romeiros de todo o Brasil. Durante a coletiva, o prefeito Marden Júnior afirmou que a cidade está preparada para atender todos aqueles que chegarem à Trindade: “Temos mil e quinhentos servidores extras, entre voluntários e contratados, para cuidar da logística, organização e fiscalização em todas as frentes de trabalho. Vamos ter 6 pontos de atendimento com containers e tendas climatizadas com as ambulâncias disponíveis. É a primeira vez que o desfile de carros de boi vai iniciar às sete e meia da manhã e contempla uma das mais belas ações culturais do país”. Além disso, a soma de forças da Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros buscará garantir a segurança e conforto dos romeiros.
Patrimônio histórico e cultural
A Romaria do Divino Pai Eterno teve origem por volta de 1840 com o casal Constantino Xavier e Ana Rosa, que encontraram um medalhão de barro de aproximadamente 8 centímetros que estampava a imagem da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) e deram início à reza do terço ao lado de familiares e vizinhos. Atualmente, a festa em louvor ao Divino Pai Eterno é o maior evento religioso do Centro-Oeste e o segundo maior do Brasil, ficando atrás apenas do Círio de Nazaré – procissão católica em devoção à Nossa Senhora de Nazaré, na cidade de Belém/PA.
A tradição da Romaria de Carros de Boi teve sua importância reconhecida em 15 de setembro de 2016, ao ser incluída no Calendário Cívico Cultural do Estado de Goiás por um projeto de autoria da então deputada estadual Adriana Accorsi (PT) e sancionado pelo governador Ronaldo Caiado. No entanto, em abril deste ano, Cristiano Galindo apresentou um novo projeto de lei que declara o Desfile de Carros de Boi, Muladeiros e Cavaleiros patrimônio histórico e cultural do Estado. O projeto está em tramitação na Assembleia Legislativa, foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e encaminhado à Comissão de Cultura Esporte e Lazer (CCEL) para apreciação dos parlamentares.
Deixe uma resposta