GAMBIARRAS NO GUARÁ E DF – Idoso vai parar em hospital após se enroscar em fiação solta na rua

Primeiros acidentes acontecem e preocupam a comunidade local, que acompanha o crescimento da fiação desordenada na rede elétrica, sem critério algum. Idoso está no hospital após acidente

POR AMARILDO CASTRO

Fiação exposta da rede elétrica no Guará, juntamente com um excesso de gambiarras e projetos mal feitos podem ser os elementos responsáveis por um acidente que chamou atenção na cidade. No último sábado, 4, na avenida principal do Guará Park, o idoso Israel Lélis foi arrastado por uma moto por alguns metros após ele se enroscar em fios soltos em baixo de um poste, momento em que o veículo também passava pelo local.

Assim, tanto ele quanto a moto se embaraçaram na fiação, quando o idoso sofreu o acidente, sendo em seguida levado para um hospital, onde até a tarde deste domingo, dia 5, ainda permanece para tratar dos ferimentos. A informação foi postada em um grupo de WhatsApp por uma moradora da região, que se diz revoltada com a situação e afirmou que a família do idoso estuda acionar a Justiça.

Fiação quase se arrastando no chão na QI 01 do Guará: risco de novos acidentes

Gambiarras ganham destaque

Nos últimos anos, além das demandas mais corriqueiras no Guará, como invasões, buracos nas ruas, mato para cortar com frequência, além de um crescimento bastante desordenado, a cidade convive agora com um problema mais recente, a grande quantidade de fiação nos postes que foram instalados, no princípio, apenas para a rede elétrica e de antiga telefonia fixa. Mas com o desenvolvimento de novas tecnologias, em especial a internet, esses mesmos postes passaram a receber uma imensa carga de fiação, o que virou um entrave para a cidade. O problema se repete em todo o DF.

Assim, postes na cidade já foram ao chão, fios estão soltos para todos os lados e ninguém consegue identificar o tamanho do risco, já que alguns podem inclusive estar energizados.

Com energia ou não, esses fios não deixam de trazer sério risco à comunidade local, como foi o acidente envolvendo o idoso no sábado, 4.

Em 2021, um poste com uma imensa quantidade de fios caiu perto do restaurante Giraffas do Guará I, e desde então, o problema chama mais e mais atenção.

Em uma visita às ruas da cidade no sábado, 4, a reportagem do Blog do Amarildo identificou vários locais onde a rede elétrica está tomada por fios de todo tipo. Parte dessa fiação, está exposta no chão, ou pendurada, colocando em risco a vida dos pedestres e motoristas, assim como ciclistas e motociclistas.

João Alves, do Guará I acredita que problema do excesso de fiação nos postes atinge toda a comunide, que corre riscos

Reclamações

João Alves, casado com Ivone Alves, morador da QI 01, reclama que em sua quadra, em frente à Estrada Parque Taguatinga (EPTG), o problema é constante, e há sempre fios pendurados ou expostos no chão. “É um risco, sempre assim, quase todo dia isso se repete, e fica em baixo de uma pista para caminhada, então o risco é grande, alguém precisa tomar providências”, disse.

Fios soltos no chão em flagrante do Blog do Amarildo no Guará II. Problema se estende por todo o DF e também Entorno

Outro jovem que passeava com seu cachorro também reclamou que o risco para quem passa pelo local é constante. “A gente nem sempre consegue enxergar esses fios soltos, então para quem está de bicicleta ou mesmo a pé, é sempre perigoso.”

Em 2022, a Neoenergia, responsável pelo abastecimento de energia elétrica nas residências e comércios do Distrito Federal chegou a divulgar algumas ações para corrigir essas falhas e gambiarras. Mas parece não ter sido suficiente.

No Guará, a Junta de Prefeituras Comunitárias (JUNPAG) já fez um estudo no Guará e desde novembro faz cobranças. “A situação dos postes e gravíssimo. Já fizeram inspeção e posterior serviços na Quadra 02/04 e estavam programados a QE 04. Estamos passando todas as pendências para o órgão responsável”, disse o presidente da entidade, Zé Maria.

Acidente na QNP 24 de Ceilândia, em 10.12.22, que teve como resultado, morte de três pessoas. Mais uma vez, fiação em xeque (foto do Corpo de Bombeiros do DF)

Acidentes recorrentes

Em 8 de outubro de 2022, um poste carregado de fios caiu sobre um carro na DF-483, e o motorista se salvou por sorte.

Mesma sorte não tiveram dois adolescente e uma criança, que também foram atingidas pela queda de um poste na QNP 24 de Ceilândia, em 10.12.22. As vítimas não puderam ser socorridas com vida, e mais uma vez, o tema excesso de fios em postes chama atenção e está se transformando em problema de segurança para todo o Distrito Federal, assim como cidades do Entorno-DF, onde o problema é idêntico.

A reportagem do Blog do Amarildo enviou um e-mail à Assessoria de Imprensa da Neoergia Brasília, questionado toda essa situação. A empresa já respondeu, e o texto está no link abaixo:

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*