Garoto de 15 anos se destaca no Legião-DF e sonha ser profissional em um grande clube brasileiro

Joca foi campeão em 2021 no sub 15 pelo time do Distrito Federal, disputando a Copa Brasília. No futuro, ainda quer jogar no Goiás, Vasco, ou outro grande time do Brasil, antes de tentar carreira no exterior

POR AMARILDO CASTRO

A disputa da Copinha São Paulo 2022, com o garoto Endrick, de 15 anos, como sendo um dos destaques do Palmeiras na competição, que reúne atletas de até 21 anos mostra que Valparaíso de Goiás está na linha de frente na revelação de jogadores destaque no futebol. Endrick saiu do bairro Jardim Céu Azul, rumo ao alviverde com apenas 10 anos e desde então, só acumula elogios no clube atual campeão da Libertadores. Assim, seguindo essa pegada, Joaquim Santos Moura, o Joca, de 15 anos, atleta do Legião-DF, e que em 2021 foi campeão pela equipe na disputa da Copa Brasília sub 15, marcando dois gols e fazendo várias partidas como destaque. Sua posição: meio campo, mas que joga posicionado mais para a esquerda por ser canhoto nato.

Antes de chegar no Legião, iniciou sua carreira no CFZ-Valparaíso, com apenas sete anos. Depois, passou por Santa Maria, Bahia-DF, Brasília, e enfim, Legião. Também conquistou vários títulos por onde passou em sua categoria.

A carreira de Joca como atleta é marcada por desafios, luta, sacrifício e muita vontade de treinar e vencer. “Não é comum ele pegar, sozinho, até três ônibus para ir treinar, em busca de concretizar seus sonhos, e nunca reclama de nada, é uma pessoa muito dedicada, cheia de sonhos e tudo o que pode fazer para melhorar no futebol, ele faz”, relata o pai, Paulo Miguel Moura.

Joca já foi campeão e destaque em vários torneios que disputou no DF (Fotos de arquivo pessoal)

Em 2009, passou para testes na Ponte Preta, de São Paulo, mas como a família teve muitos imprevistos naquele ano, não foi possível seguir no time alvinegro. No entanto, os treinos continuaram, e agora, brilha no Legião, onde teve um grande ano em 2021, segundo apurou o Blog do Amarido.

O sonho do garoto vai além do futebol no DF. Morador de Valparaíso, e portanto, vivendo em Goiás, sonha em vestir a camisa do próprio Goiás (Verdão), que acaba de subir para a série A do Brasileirão. Também gostaria um dia de jogar no Vasco, time o qual também torce. E mais à frente, quem sabe fazer parte do plantel do badalado Manchester City, o vice-campeão da Champions League 2020. Por horas, foco no Legião-DF, o qual defende. Mas na prática, diz que o certo mesmo é seguir carreira em uma grande equipe, e os times citados cairia como uma luva porque torce para essas equipes.

Com muitos sonhos, retorna aos treinos em sua equipe na próxima semana, onde também só tem a agradecer por disputar torneios importantes para sua idade no Distrito Federal, ao lado de seus amigos da base no Legião-DF.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*