GDF prevê vacinar até 600 mil pessoas na primeira etapa

Plano Distrital inicia imunização por idosos acima de 75 anos e profissionais de saúde. Calendário ainda depende da
programação do Ministério da Saúde

Aproximadamente 600 mil moradores do Distrito Federal devem ser vacinados contra a Covid-19 a partir do primeiro trimestre de 2021. Eles fazem parte dos grupos prioritários e serão divididos em quatro fases, de acordo com o Plano Distrital de Vacinação contra a Covid-19, divulgado nesta sexta-feira (18) pela Secretaria de Saúde em entrevista coletiva no Palácio do Buriti. É o que mostra o site oficial do GDF em reportagem assinada por Mônica Pedroso.


De acordo com o texto, serão mobilizados 1,5 mil servidores em 169 salas de vacina espalhadas nas sete Regiões de Saúde. Todas as salas foram equipadas, neste ano, com 183 câmaras frias científicas para armazenamento de imunobiológicos. Os equipamentos são mais modernos que as habituais geladeiras que antes estavam instaladas nas unidades. Elas são capazes de sustentar as temperaturas exigidas pelos laboratórios fabricantes das vacinas, com exceção do insumo da empresa farmacêutica Pfizer, que exige armazenamento a -75ºC. O governo do Distrito Federal aguarda resultado de um processo de compra unificada em andamento no Ministério da Saúde para a aquisição do equipamento que vai armazenar as doses desta indústria.

330 milhões de doses


O Ministério da Saúde anunciou recentemente que pretende comprar 330 milhões de doses de vacinas. Entre as que devem ser disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) estão: Astrazeneca, Coronavac, Pfizer e Covax Facility (consórcio mundial para aquisição de vacinas de outros laboratórios). Todas elas são aplicadas em duas doses.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*