Ação “Maratona EM Movimento”, que acontecerá neste domingo (28), visa alavancar a conscientização da doença
A Associação Goiana de Esclerose Múltipla Nacional (AGEM_N) promoverá neste domingo (28) a 9ª Maratona EM Movimento. A iniciativa, que acontece no mês que marca o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (30 de agosto), tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre a doença, estimular quem tem a enfermidade a superar eventuais dificuldades do dia a dia, bem como atrair atletas profissionais e amadores com esclerose múltipla (EM), familiares e apoiadores da causa.
A ação contará com diferentes modalidades. Além da maratona tradicional de 42km, haverá a meia maratona (21km) e corridas de 10km e 5km e outras atividades exclusivas, destinadas às pessoas acometidas pela doença. A expectativa dos organizadores é de que a 9ª Maratona EM Movimento atraia participantes de todo o país. Uma presença já confirmada é a do ultramaratonista Agenor Netto, que tem EM e vai disputar a maratona de 42 km.
“Nossa proposta é chamar a atenção da população para a condição, a importância do diagnóstico precoce e relevância do manejo adequado. Como esportista e pessoa com esclerose múltipla, acredito no impacto benéfico da atividade física, que promove não apenas saúde e bem-estar, como também a superação diária”, explica Eduarda Assis de Albuquerque Arantes, presidente da AGEM_N.
A esclerose múltipla é uma condição autoimune, crônica e progressiva do sistema nervoso central. A doença afeta 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo, cerca de 30 mil brasileiros. Os pacientes são geralmente jovens, principalmente as mulheres de 20 e 40 anos. Entre os principais sinais e sintomas estão fadiga, formigamentos, problemas visuais, falta de equilíbrio, depressão, problemas sexuais e urinários. O diagnóstico precoce e o cuidado adequado permitem controlar o avanço da doença e garante mais qualidade de vida.
Saiba mais sobre a esclerose múltipla [1,2,3]: a doença está relacionada à destruição da mielina — membrana que envolve as fibras nervosas responsáveis pela condução dos impulsos elétricos no cérebro, medula espinhal e nervos ópticos. A perda da mielina pode dificultar e até mesmo interromper a transmissão de impulsos. A inflamação pode atingir diferentes partes do sistema nervoso, provocando sintomas distintos, que podem ser leves ou severos, sem hora certa para aparecer. A doença geralmente surge sob a forma de surtos recorrentes, sintomas neurológicos que duram ao menos um dia. A progressão, a gravidade e a especificidade dos sintomas são imprevisíveis e variam de uma pessoa para outra. Algumas são minimamente afetadas, enquanto outras sofrem rápida progressão até a incapacidade total. É uma doença degenerativa, que progride quando não tratada. É senso comum entre a classe médica que para controlar os sintomas e reduzir a progressão da doença, o diagnóstico e o tratamento precoce são essenciais.
Serviço:
9ª Maratona EM Movimento Modalidades: 42Km, 21km, 10km e 5km
Data: 28/8 (domingo)
Horário: às 6h
Local: R. 4 – Esquina com a Avenida Tocantins — Setor Central, Goiânia — GO.
As inscrições podem ser feitas pelo link. É preciso pagar.
Texto e foto: colaboração da Associação Goiana de Esclerose Múltipla Nacional
Deixe uma resposta