Governo de Goiás trabalha para resolver crise no transporte interestadual em Formosa

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) suspende operação da linha Formosa-Brasília e governo toma medidas para buscar solução para o problema.

Uma equipe de especialistas em transporte público da Secretaria-Geral de Governo de Goiás (SGG) foi mobilizada nesta segunda-feira (06/11) para a cidade de Formosa, em resposta à suspensão da operação da empresa Leão de Judá na rota interestadual entre Formosa e Brasília, determinada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no último dia 30 de outubro. Após recurso da empresa, o transporte permanece dentro da normalidade, sob risco de parar a qualquer momento.

A Secretaria do Entorno do Distrito Federal (Sedfgo) foi acionada para mediar uma solução para o problema. “Não defendemos as irregularidades, mas é preciso ter alternativas para os passageiros que não podem ficar sem essa linha, que é a única que opera pelo que temos conhecimento até agora”, assinalou a titular da Sedfgo, Caroline Fleury.

Durante a reunião com a ANTT , Caroline defendeu uma solução mediada para garantir ao passageiro o direito de ir e vir. Para a secretária, as ações dessa semana são essenciais para o passageiro não ser ainda mais penalizado: “Tivemos uma reunião com a ANTT na semana passada, onde foi decidido sobre as atividades dessa semana. Nosso esforço é entender como o governo pode contribuir para a solução deste impasse e garantir que a mobilidade da população seja restaurada”.

O superintendente da região do Entorno do DF, Fernando de Melo, que está ligado à Subsecretaria de Políticas para Cidades e Transporte da SGG, esclareceu que a equipe de especialistas do Governo ficará em Formosa por três dias. Durante esse período, eles não apenas abordarão o caso específico da suspensão da Leão de Judá, mas também querem compreender a situação do transporte na perspectiva do município, incluindo o Plano de Mobilidade da prefeitura. “Queremos entender a situação do transporte em Formosa, na perspectiva do município”, frisou o superintendente.

A suspensão abrupta da linha de ônibus Formosa-Brasília deixou a população da região surpresa e preocupada, pois essa rota é vital para muitos moradores que dependem do transporte público para trabalhar, estudar e acessar serviços essenciais na capital federal.

Reunião com ANTT

Após ser acionada para dar apoio na busca por soluções para a questão do transporte em Formosa, a Secretaria do Entorno do DF participou de uma reunião com a ANTT, que contou com a presença de especialistas da SGG. Esta ação conjunta por parte das autoridades busca abordar o problema de forma abrangente e eficaz.

Fleury acrescenta que outros pontos serão analisados, entre eles, a ausência de implantação do transporte semiurbano. “É o único município do Entorno que não tem semi urbano”, informou. Segundo ela, isso causa diversos problemas e irregularidades, dada a necessidade do passageiro. Além do grupo do Governo de Goiás, a ANTT informou durante a reunião que estaria com uma equipe de fiscalização em Formosa pelos próximos 17 dias, a partir de hoje, a fim de avaliar a situação de perto.

O governo de Goiás está comprometido em agir rapidamente e tomar medidas para restaurar a normalidade no transporte interestadual de Formosa, visando o bem-estar dos cidadãos e a economia local. A situação continua a ser monitorada de perto, e novas atualizações serão fornecidas à medida que a equipe de especialistas da SGG avançar em suas avaliações.

Entenda o Caso

Na última terça-feira (30) a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) suspendeu a operacionalização da empresa Leão de Judá na linha de ônibus interestadual Formosa-Brasília. A suspensão foi publicada na Portaria nº 52, de 19 de outubro de 2023. De acordo com o documento, a medida foi tomada após a ANTT constatar supostas irregularidades na operação da empresa. A empresa entrou com recurso, o que garantiu a operação da linha por mais algum tempo.

Comunicação Setorial – Secretaria do Entorno do Distrito Federal

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*