- Vice-governador Daniel Vilela reivindica, em audiência pública realizada pela ANTT, recursos e projetos que facilitem escoamento dos produtos goianos
O Governo de Goiás reivindica maior volume de investimentos e de obras de requalificação nos trechos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que cortam o Estado, após a renovação do contrato de concessão deste modal que será feita pelo governo federal com a iniciativa privada. Segundo o vice-governador Daniel Vilela, outro pleito relevante é a construção de um ramal da ferrovia que ligue Anápolis à cidade de Araguari (MG).
“Nosso objetivo é facilitar o escoamento da produção goiana, a redução significativa de custos do frete e, principalmente, aumentar a competitividade dos nossos produtos”, destacou Daniel durante audiência pública realizada na segunda-feira (21/10) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Goiânia. A reunião foi coordenada pelo diretor da entidade, Lucas Asfor, e pelo ouvidor Robson Crepaldi.
A Ferrovia Centro-Atlântica parte de Anápolis até os portos de Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e de Santos (SP). Para o secretário de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, que também esteve na audiência, a construção de um novo trecho entre o município goiano e Araguari se justifica pela “saturação da capacidade” do Porto de Santos.
“Com a ferrovia chegando àquela cidade mineira, é possível abrir uma rota direto para os portos, criando-se novas possibilidades para o escoamento dos nossos produtos”, detalhou. “O que queremos é melhorar o nosso acesso à zona portuária da região Sudeste, em especial ao Porto de Açu (RJ)”, ilustrou.
Presidente do Conselho da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), o empresário José Carlos Garrote endossou as reivindicações do Governo Estadual junto à ANTT. Lembrou que o estado é o quarto maior produtor de grãos do país e que detém o sétimo maior parque industrial. “Temos experimentado um crescimento avassalador, muito acima da média. Com a ampliação da Ferrovia Centro-Atlântica em Goiás, teremos condições de investir muito mais. Vamos aumentar a produtividade com maior eficiência”, projetou.
Garrote destacou ainda que o setor produtivo goiano tem trabalhado “de mãos dadas” com o Executivo Estadual, de forma “respeitosa” e com “visão futurista”. “Daí a necessidade de o governo federal assegurar estes investimentos para Goiás a fim de não obstaculizar este crescimento”, pontuou.
Com 7,8 mil quilômetros de extensão, a FCA atravessa, além de Goiás, os estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal. A renovação da concessão por mais 30 anos, que prevê investimentos privados da ordem de R$ 24 bilhões, abrange 5,7 mil quilômetros de trilhos e inclui os corredores Centro-Leste, Centro-Sudeste, Minas-Bahia e Minas-Rio.
Este montante de recursos, afirma a ANTT, será empregado em infraestrutura, tecnologias e na ampliação da capacidade de transporte. Em território goiano, as obras na malha ferroviária estão programadas em Luziânia, Pires do Rio, Catalão, Vianópolis e Ipameri. A partir de agora, as reivindicações e sugestões apresentadas na audiência pública serão acrescentadas aos estudos técnicos que estão sob responsabilidade da Agência de Transportes Terrestres antes da definição acerca da renovação da concessão.
*Entorno do DF*
Diante de representantes da ANTT e do Ministério dos Transportes, o vice-governador Daniel Vilela aproveitou a oportunidade para reforçar o projeto do Executivo estadual de instituir um consórcio semelhante ao que existe na região Metropolitana, com o Governo de Goiás à frente, para melhorar “substancialmente” o sistema de transporte coletivo no entorno do Distrito Federal.
“Iniciamos os diálogos com a Presidência da República e também com o Ministério das Cidades. A Secretaria de Estado do Entorno criou um Grupo de Trabalho, com participação das prefeituras, com este propósito e, nos próximos dias, nos reuniremos com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha”, antecipou Daniel Vilela ao diretor da ANTT, Lucas Asfor. “Os avanços que conseguimos aqui, como modernização e troca da frota, também queremos implantar no entorno”, garantiu.
*Legenda:* Daniel Vilela reivindica melhorias para a malha ferroviária de Goiás durante encontro com cúpula da ANTT
Foto: André Costa
Vice-Governadoria – Governo de Goiás
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