Já estão em solo brasiliense 106.160 doses da vacina chinesa Coronavac que vão imunizar, em duas etapas, 53.080 pessoas no Distrito Federal. Esta é a informação oficial que está no site do GDF No primeiro momento (segue a reportagem de Johnny Braga), serão contemplados trabalhadores da saúde que estão na linha de frente no combate a pandemia, idosos e deficientes institucionalizados, cuidadores que atuam nessas instituições e indígenas. A vacinação no DF terá início às 10h desta terça-feira (19) em 16 unidades de referência, neste primeiro momento, conforme informou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, em coletiva no Palácio do Buriti, nesta segunda-feira (18)..
“É importante destacar que essas unidades irão vacinar apenas pessoas que integram o grupo de risco. Todos serão devidamente identificados e receberão a segunda dose da mesma vacina que tomou na primeira vez”, destaca Osnei Okumoto.
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF
O secretário aproveitou a oportunidade para orientar a população quanto às próximas etapas da vacinação. “Pedimos paciência e tranquilidade para que as pessoas aguardem sua vez para vacinar. A Secretaria de Saúde vai receber a todos com carinho e cuidado”.
As diretorias dos hospitais públicos e privados, além das gerências das unidades básicas de saúde, enviarão uma lista com os nomes dos profissionais que atuam na linha de frente e serão vacinadas nesta primeira fase. O profissional de saúde poderá escolher o local mais adequado para receber a primeira dose que será vinculada ao CPF. A segunda dose deverá ser administrada 14 dias após a primeira.
Os locais de vacinação para esse público serão nas seguintes unidades:
Hospital Regional da Asa Norte;
Hospital Regional de Ceilândia;
Hospital Materno Infantil de Brasília;
Hospital de Apoio de Brasília;
Hospital Universitário de Brasília;
Hospital de Base;
Hospital Regional de Sobradinho;
Hospital Regional de Planaltina;
Hospital Regional de Brazlândia;
Hospital da Região Leste;
Hospital Regional de Taguatinga;
Hospital Regional de Samambaia;
Hospital Regional de Santa Maria;
Hospital Regional do Gama;
Hospital Regional do Guará;
Central de Regulação do Samu (SIA);
A Secretaria de Saúde reforça que a população não procure essas unidades, que neste momento será vacinado somente o público-alvo informado inicialmente. Para atender os idosos e deficientes que vivem em instituições de internação e indígenas, a Secretaria de Saúde irá disponibilizar seis equipes volantes para vacinação para imunizá-los sem que haja necessidade de eles irem até um dos 16 pontos.
Foto de Alexadra Koch, por Pixabay.com
Deixe uma resposta