Uma invasão nas proximidades da Chácara 36, na altura da linha férreia, no Guará Park, está chamando atenção no Guará. O evento, segundo moradores, ocorre deste a data de 12/05/2025, quando eles presenciaram um tratorista efetuando desmatamento de área verde entre o trilho do trem da QE 40 e fundos da ch. 36 da Colônia Agr. Águas Claras , no Guará, ao lado do Amarelinho Society.
A máquina, de acordo com relatos, derrubou parte do muro do condomínio da Chácara 36. Ao ser questionado, um homem, que segundo moradores, não se intimidou e teria afirmado que estaria invadindo e que ergueria construções naquela área, mesmo sem licença ou autorização.
Na data de,13/05/2025, ainda segundo relatos, foi concluída a limpeza e o cercamento da área pública, com estacas de madeira, arame e tapume com telhas de metal.
Ao longo da semana foi erguido barracao e acostado diversos materiais de construção. Neste sábado (17/05), o invasor Cleomar foi visto erguendo tranquilamente muro de alvenaria com outras pessoas a seu mando.
Moradores e Prefeitura Comunitária denunciaram ao DF Legal, Policia Civil e Batalhão Ambiental. Até o momento nenhuma fiscalização ou ação efetiva teria sido adotada pelas autoridades e as obras na invasão seguem a pleno vapor.
“Precisamos de uma ação aqui, porque senão, essa invasão vai se instalar como se o Estado não existisse, e não podemos aceitar isso”, relatou um morador.
Atualmente, todos os assuntos relacionados à invasão de terra pública no DF ficam a cargo do DF Legal, e a Administração Regional não tem autonomia para agir nesses casos, somente informar ao DF Legal”, informou a assessoria de imprensa do Executivo local.
Mesmo assim, a Associação de Moradores Abaixo do Trilho do Trem busca uma agenda com a administração local, o que poderia ocorrer na terça-feira, dia 20.