Guará tem pioneiro que constrói e recupera tacos de sinuca e bolas de futebol

  • Eladio Ferreira Borges, de 88 anos, morador da QE 19, no Guará II se especializou na arte do conserto de tacos e bolas para passar o tempo e fazer um dinheiro extra após a aposentadoria

POR AMARILDO CASTRO

Os trabalhos artesanais sempre estiveram presentes na vida dos brasileiros em geral, e em tempos de dinheiro curto, ou simplesmente para dar mais sentido à vida após a aposentadoria, muitas pessoas optam por fazer algum tipo de atividade que lembra antes de tudo a arte, mas que tem no fundo, mais de uma finalidade.

  • Eladio na porta da sua casa, na QE 19: trabalho artesanal

Essa parece ter sido a forma de encarar a fase da melhor idade do pioneiro do Guará, Eladio Ferreira Borges, de 88 anos. Há mais de uma década aposentado, e depois de ter sido um pioneiro muito ativo e Brasília, tendo ajudado a construir a cidade depois que veio do pequeno município Barra do Rocha, na Bahia, em 1960, agora, depois de ter trabalhado com maquinário na construção da capital, e de ter sido motorista de transporte escolar por vários anos, ele constrói e reforma tacos de sinuca e remenda bolas de futebol. Tudo em casa, e de forma artesanal.

O pioneiro com a esposa Maria do Amparo e uma de suas netas, a pequena Antonela

Ele conta que essa arte veio em sua vida após a aposentadoria, quando sobrou mais tempo livre, mas antes, ele explica que já era amante da sinuca e foi atleta no futebol amador em Brasília, e assim tomou, ao longo da vida, gosto por tacos de sinuca e bolas de futebol.

Agora, em uma casa humilde na QE 19, ao lado da esposa, também pioneira, Maria do Amparo, ele passa boa parte do seu tempo na arte de fazer tacos de sinuca, ou consertá-los, além de remendar bolas de futebol.

História no DF

Eladio chegou em Brasília em 1960, veio da Bahia, município Barra do Rocha, de onde demorou vários dias para chegar à capital, e de carona em um antigo caminhão, com um amigo.

Nos primeiros anos, morou em um barracão, na Asa Sul, em um instituto ligado ao governo. No Guará, chegou em1973, de onde nunca mais saiu, e mora inclusive no mesmo endereço desde então. Na cidade, casou e teve três filhos, e hoje tem também, três netas.

“O Eladio é uma pessoa muito especial e guerreira, nunca para, já superou problemas de saúde e ama a sua arte da construção de tacos e remendar bolas. Além disso, sempre foi um bom marido, ótimo pai e excelente avô”, diz a esposa Maria do Amparo.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*