GUARÁ – Tomado por moradores de rua, Parque dos Eucalíptos é desafio para novo administrador

Espaço ecológico, com ‘pegada’ vivencial tem área de 28, 93 hectares e fica entre as QEs 42/44 e as novas QE 48/58, no Guará II

POR AMARILDO CASTRO

Depois de citar que pretende revitalizar o Ginásio do Cave, com telhado destruído desde 2018, após queda de uma árvore, o futuro administrador do Guará, Arthur Nogueira, terá pela frente um desafio que a então ex-administradora da cidade, Luciane Quintana tentou resolver, mas não conseguiu, mesmo ficando à frente do Executivo por mais de três anos.

Durante a implantação do parque, uma guarita chegou a ser construída, mas nunca foi ocupada por um segurança, como era a proposta

Trata-se da revitalização do Parque dos Eucalíptos, um parque vivencial que fica atrás das QEs 42/44, no Guará II. Hoje o local está tomado por sujeira e moradores de rua, e praticamente abandonado pelo poder público.  Com exceção de atividades de plantio feitos por moradores e colaboradores, praticamente nada foi feito no local nos últimos anos. Por ali, apenas um parquinho em estado precário e uma quadra esportiva funcionam, mas ficam longe de um formato ideal para uso da comunidade.

Omar dos Santos, que faz plantio no local: “Aqui tem invasão direto”

Na manhã desta quinta-feira, dia 29, a reportagem do Blog do Amarildo esteve no local para registrar de perto essa demanda e ouvir os moradores da região.

“É muito triste ver esse espaço desse jeito, abandonado, com essa quantidade de moradores de rua, e hoje, ponto de drogas”, relatou Omar dos Santos, que por ali, de forma ecológica, milita há pelo menos dez anos. Ele olhava com tristeza uma antiga guarita do parque, feita logo no início da implantação por uma empresa particular, que à época, fez algumas melhorias no local como forma de compensação ambiental. Desde então, quase tudo ficou travado no parque.

Os poucos equipamentos existentes no parque para o lazer da comunidade estão deteriorados

Algumas melhorias, como uma quadra de areia sucumbiram ao tempo e nesse caso, o equipamento foi desativado. Entre a Igreja Santíssima Trindade e o Supermercado Canteiros, numa espécie de interligação entre a QE 42 e 44, foi feita uma calçada, há cerca de cinco anos. Além disso, no mesmo período, alguns postes com iluminação foram colocados. Mas parou aí, e única melhoria mais recente foi a reforma de um parque infantil, já deteriorado novamente.

Nascente no local foi tomadas por moradores de rua

Nascente ‘agredida’

Atrás da QE 38, onde resta um pouco de vegetação nativa, há uma nascente, que hoje pode ser observada no local alguns barracos de moradores de rua, o que não deixa de ser uma invasão. Mais na lateral, já perto na avenida que dá acesso à QE 48, alguns moradores mais antigos próximo à lateral do parque estão usando parte do espaço verde para criar galinhas, e por ali, podem ser vistos mais barracos.

Como essa demanda é antiga, e a atual gestão nada pode fazer, esta reportagem tem o objetivo mostrar para o próximo administrador essa importante demanda, para que providências sejam tomadas.

Criado por lei

O Parque dos Eucalíptos foi implantado por meio da Lei No 2.014 como sendo uma forma de compensação ambiental devido às novas construções no Guará. Tem 28,934 hectares e abriga, mesmo com as agressões ambientais, algumas espécies nativas do Cerrado e diversos tipos de pássaros.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*