Guerra entre Rússia e Ucrânia completa 1 ano: especialista comenta cenário e perspectivas

Foto ilustrativa de pixabay.com
Guerra entre Rússia e Ucrânia completa 1 ano: especialista comenta cenário e perspectivas
No próximo dia 24 de fevereiro, completará 1 ano em que Vladimir Putin, presidente da Rússia, anunciou uma operação militar especial em território ucraniano para defender grupos separatistas das regiões de Luhansk e Donetsk, ambas as regiões pertencentes ao leste da Ucrânia. Minutos depois, o exército russo disparou mísseis em seu país vizinho e deu início a uma guerra que perdura até os dias de hoje.

Segundo André Freitas, autor de Geografia do Sistema pH de Ensino, “as intenções russas eram muito claras: invadir a Ucrânia e, em um golpe muito certeiro, depor o governo ucraniano e retomar a influência política sobre o país vizinho, que talvez seja uma das mais importantes ex-repúblicas soviéticas”.
 
Além disso, ele complementa que a história da guerra em si tem relação com um interesse russo muito claro de que se pretendia, rapidamente, e de uma maneira relativamente fácil, depor o governo do presidente ucraniano Zelensky e instaurar no país um outro sistema.

Um parênteses muito importante para todos os estudantes que querem compreender melhor o conflito é que a Europa é extremamente dependente das fontes energéticas russas, especialmente do gás natural, e até uma das maiores economias europeias, a Alemanha, aumentou essa dependência na última década.

“Um trunfo do presidente Putin foi apostar que a Europa Ocidental não se envolveria diretamente no apoio à Ucrânia, como não se envolveu nem em 2014 no caso da Crimeia, justamente por conta da dependência do gás natural russo”, finaliza André.

André Freitas, autor de Geografia e gerente de projetos pedagógicos do Sistema pH de Ensino, está disponível para entrevistas sobre o tema.

Formado em Geografia pela Universidade Salgado de Oliveira, ele tem mais de 12 anos de carreira como professor, com grande experiência em soluções educacionais, inovações em educação e formação, como especialista de facilidades e linguagens e gerência de projetos educacionais
 
Sobre o Sistema de Ensino pH (www.sistemadeensinoph.com.br) – Há quase 10 anos no mercado, o Sistema de Ensino pH é reconhecido pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM. O sistema atua da Educação Infantil ao Pré-vestibular e conta com uma série de escolas parceiras, oferecendo também orientação nas áreas de planejamento, ferramentas tecnológicas, projetos inovadores, integração de recursos e formação contínua dos profissionais. O Sistema de Ensino pH integra o portfólio de empresas da SOMOS Educação.

Foto ilustrativa de pixabay.com
 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*