Histórica no Centro-Oeste, Luziânia-GO alcança marca de 276 anos com programação variada

Considerada cidade-mãe de diversos municípios do Entorno Sul do Distrito Federal, Luziânia é também uma das mais antigas do estado de Goiás. Por onde se passa, é possível observar e apreciar a riqueza histórica, principalmente em seus casarões, arquitetura do século passado, população mais madura e com muitas experiências para contar. Afinal, são 276 anos, e muitas gerações que nasceram, cresceram e estabeleceram famílias, construindo histórias de sucesso, seja na política, comércio ou prestando serviços para a comunidade. 

O Natal Luz faz parte das comemorações dos 276 aos de Luziânia, com o apoio da prefeitura local (Foto: Ascom)

Para comemorar a data, o final de semana que antecedeu o aniversário de 276 anos de Luziânia foi marcado por grandes apresentações culturais, como o NATAL LUZ – onde várias bandas fizeram apresentações no Parque Ecológico da cidade – e os festivais de tatuagens e de Melhor Doce da cidade. 

A adrenalina ficou por conta da Formula 200, que aconteceu na Avenida Contorno, no PED IV, e com a com corrida de Motocross, no Estádio Serra do Lago, no domingo (11/12). 

Para o prefeito Diego Sorgatto (UB), as comemorações do aniversário de Luziânia aproximam a população do governo e dão o senso de pertencimento aos moradores da cidade bicentenária: “Estamos buscando ofertar cultura e esporte sempre que possível para a nossa gente, que também carecem de eventos como estes”. Afirmou. 

Competição de motocross realizada no domingo, 11, em frente ao Estádio Serra do Lago também fez parte da programação de aniversário (Foto: Ascom)

No dia de amanhã (13/12), o prefeito fará entrega de obras à população, como o calçamento da Avenida das Ameixas, a reforma da Praça da Vila Juracy e a inauguração oficial do Bali Park. 

Os eventos em comemoração ao aniversário de Luziânia seguem até o dia 21, com apresentações culturais, inaugurações de obras, assinaturas de ordens de serviço, entrega de presentes às crianças e a já tradicional corrida de Santa Luzia, que este ano acontecerá no distrito do Jardim Ingá no próximo dia 17.

Como vem ocorrendo desde a posse do atual prefeito Diego Sorgatto, cidade mantém tradição de eventos esportivos em seu aniversário, assim dia 17 tem a Corrida de Santa Luzia, no Jardim Ingá. (Foto de arquivo de Amarildo Castro)

Em pleno século XXI, Luziânia ocupa o posto do quinto município mais populoso e a 5º maior economia do estado de Goiás. Sua área total chega a 3.961,099km de extensão, tendo a população estimada no ano de 2019 em 208 299 habitantes, de acordo com dados do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. A atividade econômica predominante são os empreendimentos agroindustriais (com produção de feijão, soja e milho), compradores de grão da região que se destacam na comercialização com o mercado externo.

O prefeito Diego Sorgatto: além de incentivador do esporte, é também praticante de corridas e deve estar presente na nova edição da Corrida Santa Luzia

O presidente da Câmara Municipal de Luziânia, vereador Carlos da Liga, parabeniza essa cidade que desde sua fundação é cidade-mãe, dando origem a dezenas de bairros que somam e transformam na sua eterna Santa Luzia e gerou muitos avanços para os municípios vizinhos, gerando emprego, renda e desenvolvimento social. “Luziânia é uma cidade próspera, pujante e acolhedora. Vem completar 276 anos de história de grandes empreendimentos, grandes conquistas. Parabéns nosso município, nossa terra de Santa Luzia e todo seu povo”.

Luziânia foi fundada em 1746 e estabelecido o seu aniversário em 13 de dezembro. Recebeu o nome inicialmente de Santa Luzia, em homenagem a sua padroeira. A atividade de mineração na região foi uma das primeiras descobertas, foi a partir daí que iniciou a ser povoada em meados do século XVIII. No ano de 1833 passou da categoria de arraial à vila, e logo mais em 1867 foi considerada cidade, recebendo o nome de Luziânia. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*